8 Estratégias para aumentar a lucratividade do seu delivery

Todo dono de negócio tem em comum o objetivo de aumentar sua lucratividade, mas para que isso aconteça é necessário implementar estratégias bem planejadas para conquistar mais clientes; melhorar a gestão; aumentar o ticket médio nas vendas, entre muitos outros fatores que influenciam diretamente o lucro do seu estabelecimento! Por isso, separamos 8 estratégias eficientes para você testar no seu delivery a partir de hoje!

 

1) CONTROLE SEUS CUSTOS

Tenha sempre os registros detalhados de onde o dinheiro está sendo usado, desde os seus gastos fixos até os variáveis. É importante também que você reveja seus custos com frequência, para cortar despesas desnecessárias. Além disso, ter o controle preciso dos seus custos é fundamental para precificar seus produtos da forma correta e manter sua lucratividade. Quando possível, considere negociar preços com seus fornecedores, para obter melhores condições. Tudo isso vai contribuir para que sua empresa esteja saudável financeiramente.

 

2) CONTROLE DE ESTOQUE 

Fazer o controle de estoque é indispensável para a sua lucratividade por dois motivos: analisar seu estoque vai permitir que você faça as reposições com agilidade, sem chegar ao ponto de ficar sem ingredientes e perder vendas por isso; e o controle adequado reduz os desperdícios no seu negócio, uma vez que possibilita que você faça as compras nas quantidades realmente necessárias, evitando perder produtos pela validade, o que é importante principalmente para estabelecimentos do setor de Food Service que precisam trabalhar com itens frescos.

 

3) AUMENTE SEU TICKET MÉDIO

Seu ticket médio é o valor médio que os clientes gastam por pedido no seu delivery. Por isso, aumentar seu ticket médio contribui para o seu faturamento e, consequentemente, para a sua lucratividade. Existem algumas formas de estimular que o valor dos pedidos aumente. Exemplos são:

  • Definir entrega grátis para pedidos acima de um valor específico – com isso o cliente terá um benefício em atingir o valor determinado;

 

  • Criar vendas sugestivas no seu cardápio digital – elas aparecerão como recomendações de itens que os clientes podem adicionar ao pedido elevando o valor de compra – para que sejam ainda mais eficazes, uma dica é sugerir itens que geralmente os clientes pedem juntos, como ao criar uma venda sugestiva de uma porção de fritas para um hambúrguer;

 

  • Cadastrar opcionais no seu cardápio – uma lista de complementos que o cliente pode adicionar ao pedido, como um ingrediente em dobro, também ajuda a elevar o valor da venda;

 

  • Oferecer combos como ofertas especiais – Quando os preços de combos são vantajosos para o cliente, isso também se torna um incentivo para optar pelo combo em vez de apenas o produto “sozinho”.

 

4) GERE MAIS VENDAS

Utilize recursos para chamar a atenção dos consumidores e gerar mais pedidos no seu delivery como os cupons de desconto. Essa estratégia é ainda mais benéfica para o seu estabelecimento quando você cria regras para o cupom, como data de validade e pedido mínimo para aplicação. Além disso, promoções em produtos específicos também podem te ajudar a impulsionar as vendas.

 

5) FIDELIZE SEUS CLIENTES 

Assim como é importante para a sua lucratividade que você conquiste novos clientes, é indispensável utilizar estratégias que fidelizem os clientes que já chegaram até seu delivery. Um recurso que te ajuda nesse objetivo é o clássico programa de fidelidade, em que o cliente acumula pontos a cada pedido até ganhar um benefício. No entanto, além de utilizar ferramentas que contribuam para a fidelização, é necessário oferecer qualidade e satisfação aos consumidores para que eles retornem. Por isso, é importante analisar todos os seus processos, desde o atendimento até a entrega final, garantindo a experiência positiva do seu cliente para ganhar recorrência nos pedidos. Outra estratégia que vale ser considerada é resgatar clientes inativos, fazendo uma comunicação personalizada através de ferramentas como o disparador de mensagens, por exemplo.

 

6) CARDÁPIO VARIADO E ATRATIVO 

De nada adianta utilizar estratégias que incentivem mais vendas, quando a vitrine do seu delivery – o seu cardápio digital – estiver desatualizada. Pensando nisso, construa seu menu de forma personalizada para garantir um cardápio de sucesso.  Considere também levar novidades para os seus clientes, como um sabor novo ou um “prato do dia”, essa estratégia pode ser muito útil quando criada em dias em que seu delivery recebe menos pedidos, porque isso colabora para deixar seu cardápio mais atrativo em dias específicos. Dessa forma, você garante mais constância nas vendas.

 

7) ANÁLISE DE RELATÓRIOS 

Assim como é importante revisar seus custos para cortar gastos desnecessários, como mostrado no item 1, é igualmente importante analisar os relatórios de desempenho do seu negócio, porque isso vai possibilitar que você encontre gargalos, isto é, problemas que podem estar prejudicando os seus resultados. Com isso, você poderá corrigir seus processos e implementar melhorias no seu delivery, obtendo uma gestão mais eficiente e clientes mais satisfeitos.

 

8) DIVULGUE SEU CARDÁPIO 

Não menos importante, a última estratégia é a divulgação do seu cardápio. Essa é uma das muitas vantagens que você tem ao utilizar um cardápio digital. Envie o link da sua loja para os clientes, poste nas redes sociais, interaja com os consumidores, crie ofertas e comunique de forma ampla. Construa sua presença digital para que seu estabelecimento seja lembrado e, se estiver dentro do seu orçamento investir em mídias pagas, considere até mesmo criar campanhas locais para ampliar o alcance das suas postagens, assim como das suas campanhas e ofertas.

 

Gostou das dicas? Trabalhar essas estratégias em conjunto vai possibilitar que seu delivery seja mais lucrativo e cresça de forma sustentável! Agora que você já sabe como aumentar seus lucros, já pode começar a aplicar todas essas táticas no seu cardápio do ComprAqui e garantir muito sucesso nas vendas.

 


 

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