5 Formas de aumentar o ticket médio do seu restaurante

Você sabe qual foi o ticket médio do seu estabelecimento no último mês? O ticket médio é um indicador fundamental para acompanhar as vendas de um negócio. Esse indicador é calculado através da média das vendas, ou seja, do faturamento total dividido pelo número de vendas realizadas no período.

Dessa forma, o ticket médio do seu estabelecimento vai depender da quantidade de pedidos que são realizados e, principalmente, do quanto seus clientes estão gastando a cada pedido. Por isso, é importante incentivar a recorrência de pedidos, bem como a compra de mais itens.

Então agora que você já sabe o que é esse indicador e entendeu a sua importância, confira 5 formas de aumentar o ticket médio do seu negócio:

 

1) Crie combos atrativos

Um cardápio variado é o primeiro passo para chamar a atenção dos clientes. Sabendo disso, crie combinações no seu cardápio com preços especiais. Você pode criar combos com produtos que geralmente os clientes pedem juntos. Se você tem uma lanchonete, por exemplo, um combo clássico é “lanche + fritas + refrigerante”. Essa é uma forma de estimular os clientes a pedirem mais do que somente o lanche e, quando o preço do combo vantajoso para o cliente, esse estímulo é ainda maior.

 

2) Ofereça a possibilidade de personalização do pedido 

Crie listas de adicionais e as associe aos produtos. Por exemplo: uma açaíteria pode incluir uma lista de complementos para cada copo. O mesmo vale para outros segmentos, que podem criar opcionais com ingredientes que o cliente pode selecionar para personalizar seu pedido ou mesmo ingredientes extras. A escolha desses complementos ajuda a aumentar o valor final do pedido.

 

3) Configure vendas sugestivas no seu cardápio 

Pensando em incentivar o cliente a escolher mais produtos, a criação das vendas sugestivas é uma ótima estratégia. Você pode definir diferentes sugestões para cada produto pensando em itens que combinam com a escolha do cliente e poderiam agregar ao pedido. Dessa forma, se o cliente quiser adicionar a sugestão ao carrinho, o valor do item será somado ao pedido.

 

4) Use estrategicamente os valores de pedido mínimo 

Mais interessante do que simplesmente definir um pedido mínimo geral no seu delivery, é usar essa estratégia em diferentes situações. Assim, você pode criar um cupom de desconto especial com valor mínimo de pedido para sua aplicação. Outra alternativa é criar um programa de fidelidade em que a cada pedido acima de determinado valor o cliente soma um ponto. Mais uma forma de estimular um pedido mínimo é oferecer entrega grátis acima de determinado valor. A utilização dessas estratégias permite que você defina um valor de pedido que é vantajoso para o seu negócio e, ao mesmo tempo, ofereça um benefício para o cliente.

 

5) Adicione imagens dos seus produtos 

Um fator importante para o sucesso do seu cardápio é caprichar nas imagens, pois isso ajuda no desejo de consumo, contribuindo para que o cliente adicione mais itens ao pedido. Por isso, adicione fotos nítidas em todos os itens, inclusive nos complementos e nas vendas sugestivas.

 

 

Para realizar a gestão eficiente do seu negócio, é imprescindível analisar constantemente os indicadores de desempenho. Esse hábito permitirá comparar o ticket médio de diferentes períodos para mensurar seus resultados e criar planos de ação visando implementar no seu cardápio a melhor forma de aumentar seu faturamento.

Lembre-se que a experiência do cliente é essencial! Para manter a constância nas vendas, é importante fidelizar seus clientes, porém, um cliente só vai retornar se sua experiência anterior tiver sido positiva. Além disso, o melhor incentivo que você pode oferecer para que os clientes não somente voltem a pedir, como para que peçam mais produtos a cada pedido, é a garantia de qualidade desde o preparo até a entrega.

 

 

 

 

 


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