A importância do relacionamento com os clientes e como começar

Se você pensa em garantir a recorrência dos seus clientes deve saber que, primeiro, será necessário construir um relacionamento com eles. Isso significa conhecer o público que você atende e quais são suas preferências e comportamentos para que, a partir disso, possam ser criadas estratégias de fidelização para o seu restaurante.

O primeiro passo é entender que não existe fidelização sem pensar na experiência do consumidor, ou seja, para que seus clientes voltem a consumir na sua loja, é imprescindível que sua experiência tenha sido positiva, do atendimento até a qualidade dos produtos consumidos, seja para o consumo no local ou para delivery.

Além disso, para criar um relacionamento com o cliente você precisa saber informações sobre ele e um sistema de gerenciamento pode te ajudar a organizar esses dados e ter acesso com mais facilidade, uma vez que um CRM possibilita armazenar o cadastro de pessoas que já consumiram pelo menos uma vez na sua loja e gerar insights por meio deles.

Dessa forma, é possível gerar relatórios para analisar quais são seus melhores clientes, como aqueles que fazem pedidos com mais frequência ou mesmo aqueles que gastam mais no seu restaurante; bem como quais são seus clientes inativos, entendidos como consumidores que estão sem fazer pedidos por muito tempo. Com esses dados, você pode criar sistemas de recompensas para seus clientes frequentes, como um programa de fidelidade, estimulando que eles continuem ativos no seu estabelecimento e também incentivando que clientes inativos voltem consumir na sua loja.

Com um CRM é possível organizar os cadastros e automaticamente calcular o  faturamento com cada cliente e o tempo desde o último pedido, além de gerar indicadores do total de clientes atendidos e da quantidade de novos clientes no período. Isso permite acompanhar como está o desempenho da sua loja e medir a eficiência das suas estratégias de vendas e fidelização.

Além do CRM, outras ações podem te ajudar a criar o relacionamento com os clientes, como por exemplo, o contato nas redes sociais. Seu negócio precisa ter um perfil próprio para garantir sua presença digital e esse perfil permite estabelecer mais um canal de comunicação com seus clientes, por onde você poderá postar novidades, promoções e interagir com seu público.

Outro ponto fundamental ao pensar na construção do relacionamento é entender o que os clientes estão pensando sobre o seu estabelecimento. Para isso, colete feedbacks sobre o atendimento, as entregas e a qualidade dos produtos. Através de uma pesquisa de satisfação, vai ficar mais claro o que seus clientes esperam receber e em quais processos você já tem oferecido uma experiência positiva. Hoje, existem sistemas que possibilitam coletar avaliações digitalmente, permitindo automatizar essa tarefa e armazenar as respostas como mais informações sobre seus clientes. Um bom momento para fazer esses questionamentos é ao final do atendimento, mas lembre-se que essa pesquisa deve ser objetiva e rápida, para aumentar as chances de resposta.

Por fim, seja transparente na sua comunicação com os clientes e com o que seu estabelecimento tem capacidade de oferecer. Da mesma forma, seja transparente ao analisar seus indicadores, como as avaliações negativas que receber, pois são justamente essas que vão permitir encontrar os gargalos e aprimorar a gestão com foco em melhorar o relacionamento com os clientes e, assim, aumentar a recorrência de pedidos.

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