Uma das principais preocupações de um dono de delivery é garantir a recorrência das vendas e, para isso, é fundamental ter um cardápio bem estruturado, mas você já se perguntou o que não pode faltar em um cardápio de sucesso? Hoje separamos 6 pontos fundamentais que você não pode deixar de lado!
1) Organize e apresente seus produtos como se o seu cardápio fosse uma vitrine
Separe os itens por categorias e deixe as categorias semelhantes próximas. Você pode separar, por exemplo, sabores doces e salgados ou refrigerantes e sucos naturais. Isso melhora a experiência dos clientes ao visualizar o cardápio e escolher o que vão consumir, principalmente quando o cliente já tem em mente o que deseja. Dessa forma, classificar seus produtos permite que seu cardápio esteja mais organizado e facilita as escolhas.
A preocupação com a experiência do cliente é essencial para garantir fidelização, bem como a reputação positiva do seu negócio. Vale lembrar que a experiência começa pelo atendimento, desde que o cliente acessa seu cardápio. Por isso, pense em como apresentar seu cardápio da forma mais clara possível. Crie descrições detalhadas dos pratos e dos ingredientes, pois isso é importante para que os clientes conheçam as opções disponíveis e até mesmo para que se interessem em pratos que ainda não experimentaram, estimulando a venda de mais itens. Outro ponto é que as descrições detalhadas evitam dúvidas para os consumidores que têm algum tipo de restrição alimentar.
2) Não crie atritos no pagamento
A precificação correta é imprescindível para manter sua margem de lucro, mas também é importante comunicar isso de forma clara para os clientes. Então, mantenha os preços sempre atualizados em todo o cardápio, evitando confusões no valor final do pedido. Da mesma forma, se tratando de delivery, as taxas de entrega também precisam estar bem informadas.
Além disso, ofereça formas diversificadas de pagamento. Isso porque, a escolha depende do perfil de cada cliente. Alguns preferem pagar com dinheiro em espécie, já outros vão preferir pagamentos on-line como o PIX e é preciso levar em consideração essas preferências, afinal, você não vai querer perder pedidos por falta de flexibilidade nas opções de pagamento, não é mesmo?
3) Fortaleça a sua identidade
Todo negócio tem uma história. Todo negócio tem uma tradição, por mais recente que seja! Explore isso como o seu diferencial. Adicione a logo do estabelecimento no cardápio, personalize as cores e, principalmente, destaque quais são seus produtos tradicionais, o seu carro-chefe. Nomear os produtos de forma única e criativa também faz toda a diferença, pois isso fica mais facilmente guardado na memória dos consumidores. Em vez de utilizar os nomes comuns dos produtos, crie nomes que tenham relação com o conceito do seu estabelecimento.
4) O cliente come primeiro com os olhos! Não subestime a importância do visual
Adicione a maior quantidade de fotos que for possível e lembre que essas imagens são um estímulo potente para criar desejo. Sendo assim, tire fotos bonitas dos seus produtos. Procure ângulos que mostrem bem cada item, além de prestar atenção em detalhes como a iluminação para garantir a nitidez das imagens. Sem dúvidas, um cardápio com fotos chama mais atenção.
5) Atualização e variedade não podem ser esquecidas
Um cardápio variado amplia as opções de consumo e atrai os clientes. Uma das formas de fazer isso é estar sempre atento às tendências do mercado para levar novidades, mesmo que temporariamente, como o lançamento de um sabor ou prato diferente, por exemplo. Além de atualizar o cardápio com novos produtos, também é importante atualizar a disponibilidade dos itens para não exibir o que não puder ser servido.
Uma outra alternativa para auxiliar na variedade dos produtos é dar a opção que o cliente personalize seu pedido como preferir, escolhendo entre os ingredientes disponíveis que você listar. Oferecer a possibilidade de adicionar complementos ou de retirar um ingrediente também podem ser boas estratégias para ter um cardápio focado na experiência dos clientes.
6) Modernize seu cardápio
Um cardápio digital facilita todas as interações com os clientes, favorecendo uma experiência positiva. Através do cardápio on-line o cliente tem liberdade para conhecer os produtos, encontrar todas as informações que precisa e fazer seu pedido com agilidade. Mais do que isso, o cardápio digital permite fazer edições sempre que precisar, para incluir as novidades e atualizações que um cardápio de sucesso precisa.