Delivery por WhatsApp: Como melhorar seus resultados

Trabalhar com delivery é uma excelente forma de ampliar a base de clientes e as vendas e, assim, aumentar a receita do seu negócio! Outro benefício é que o delivery oferece conveniência aos clientes e por isso, quando bem realizado, pode ajudar na fidelização dos consumidores.

Atualmente, com o WhatsApp como um dos principais apps de comunicação, é extremamente comum receber pedidos por esse canal. Sendo assim, é fundamental que os estabelecimentos se preparem para prestar o atendimento com qualidade e não perder vendas. Pensando nisso, separamos 4 passos para você melhorar seu delivery por WhatsApp: 

 

1º Passo: Tenha um perfil comercial 

Para passar segurança e credibilidade, ter uma conta comercial é o mais indicado. Para isso, você pode usar o WhatsApp Business em vez de usar o WhatsApp tradicional. A versão Business também é gratuita e está disponível para Android e IOS, podendo ser facilmente instalada.

Além de te ajudar a ter uma imagem mais profissional, o WhatsApp Business oferece mais ferramentas em relação ao WhatsApp comum, o que facilita a comunicação com os clientes. Ainda pensando na imagem que o seu negócio pretende passar para os clientes, é apropriado ter um contato exclusivo para o estabelecimento, ou seja, um número comercial. Isso evita misturar assuntos da empresa e assuntos pessoais.

2º Passo: Configure seu WhatsApp

Depois de instalar a versão business, é hora de realizar algumas configurações básicas dos dados da empresa. Comece pela identificação, adicionando uma foto de perfil com a logo do seu estabelecimento, bem como o nome do seu negócio, afinal, os clientes precisam saber se estão em contato com o número correto!

Da mesma forma, é fundamental que estejam bem informados os horários de funcionamento e a localização do estabelecimento para clientes que preferirem retirar os pedidos no local. Também é possível adicionar uma descrição à sua conta, como um aviso de “pedidos através do nosso cardápio digital” ou uma frase que reforce a identidade do negócio como “o melhor hambúrguer da cidade”. Se preferir, você pode ainda vincular com a conta do Instagram, para exibir o perfil do seu negócio junto com as informações do contato da empresa, contribuindo com sua presença digital.

3º Passo: Automatize as respostas

Para garantir o bom funcionamento do seu delivery, é essencial responder os clientes com agilidade. A demora para enviar o cardápio e outras informações que o consumidor precisa, pode levar à perda de pedidos. Para evitar que isso ocorra, automatize as respostas no seu WhatsApp e ganhe tempo nos atendimentos.

Existem duas formas de fazer isso. A primeira é através do próprio WhatsApp Business, configurando uma mensagem de ausência. Com isso, você pode deixar uma mensagem pronta de apresentação e incluir o link do seu cardápio (ainda não usa um cardápio digital? Confira as vantagens clicando aqui). Assim, logo que o cliente te chamar, ele receberá automaticamente a mensagem que foi configurada.

A segunda forma de automatizar respostas no seu delivery é usando um sistema de autoatendimento. A principal diferença é que com um sistema o seu cliente não será respondido automaticamente apenas na primeira mensagem que enviar, mas sim após todas as mensagens, o que facilita ainda mais os seus atendimentos. Um chat automatizado te ajuda a responder todas as dúvidas que o cliente tiver. Dessa maneira, os dois lados saem ganhando: o estabelecimento garante o atendimento com agilidade e o cliente garante praticidade para fazer o pedido.

 

4º Passo: Atualize os clientes

É importante manter os consumidores informados sobre o andamento dos pedidos. Por isso, envie atualizações a cada etapa para que o cliente saiba quando seu pedido estiver em produção, pronto para retirada ou a caminho. Automatizar o recebimento de pedidos possibilita organizar o fluxo dos pedidos recebidos e enviar os status de preparo automaticamente ao mover as etapas no painel de gestão.

Outras formas de manter seus clientes atualizados e, ao mesmo tempo, estabelecer um relacionamento de pós-vendas com eles é enviando novidades do cardápio, cupons de desconto ou programas de fidelidade do estabelecimento.

 

 

A qualidade dos atendimentos é um fator determinante para o sucesso do delivery e criar estratégias para prestar um bom atendimento pelo WhatsApp é indispensável para garantir agilidade e praticidade, sem perder nenhum pedido. Um cardápio digital aliado a esses passos torna o seu delivery mais eficiente, proporcionando ganhos para o seu negócio. Por isso, não deixe de colocá-los em prática!

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