Não perca tempo e dinheiro: Mantenha seus clientes atuais!

Independentemente do porte e do segmento de atuação, a perda de clientes é um problema bastante comum entre as empresas.

Com produtos e serviços cada vez mais fáceis de copiar, com preços no mercado cada vez mais atraentes e com a concorrência aumentando, maiores são as opções de escolhas dos consumidores. Frente a isso, precisamos encontrar meios de sobressair aos concorrentes!

Nesse cenário competitivo que acabamos de mencionar, o maior diferencial de uma empresa é um atendimento de qualidade. Empresas que não investem em atendimento de qualidade estão fadadas ao fracasso!

manter os clientes atuais

Devo conquistar novos clientes ou manter os atuais?

Uma atitude muito comum é vermos empresas focarem apenas na captação de novos clientes. Conquistar novos clientes é sim necessário, porém, pesquisas apontam que conquistar um cliente novo custa bem mais caro e demanda mais esforço do que reter um cliente atual.

Contudo, devido a rotina corrida das empresas, voltar a atenção para os níveis de satisfação e fidelização dos clientes atuais acaba – quase sempre – ficando em segundo plano.

O fato é que seus clientes atuais, ou aqueles que estão inativos, já conhecem a sua marca e já mostraram que tem interesse em adquirir os seus produtos ou serviços, estando em uma etapa mais avançada da jornada de compra em comparação aos clientes que ainda precisam ser prospectados.

Mas afinal, por que as empresas perdem seus clientes? Descubra a seguir!

Preço

Questões relacionadas a preço podem sim ocasionar perdas de clientes, entretanto, um erro cometido pela maioria das empresas é acreditar que esse é o ÚNICO motivo desse problema.

Na verdade, o valor de um produto ou serviço pode até ser um dos fatores determinantes para as vendas, mas existem outros motivos que levam um cliente a deixar sua empresa, como um atendimento ruim, atrasos nas entregas e até mesmo promessas não cumpridas.

CLIENTES CONQUISTADOS PELO BOLSO, SE PERDEM PELO BOLSO! Em outras palavras, se uma empresa dá muita ênfase ao valor do seu produto e busca conquistar clientes apenas com a variável preço, pode ter certeza de que quando esta variável não ficar mais tão atrativa, fatalmente o cliente será perdido, simples assim.

Atendimento pouco eficiente

Não há produto de qualidade ou preço competitivo que supere um atendimento ruim. A maioria das pesquisas apontam que na maioria dos casos – 68% – a perda de clientes está atrelada ao mau atendimento.

O atendimento de baixa qualidade pode ser consequência de diversos fatores, como carência de ferramentas adequadas, falta de treinamento de equipe e processos internos confusos.

Desconhecimento em relação aos clientes

No mercado atual, os consumidores buscam diferenciais como a proatividade e a capacidade das empresas em resolver os seus problemas.

Por essa razão, é fundamental contar com o apoio de sistemas que permitem armazenar os dados dos clientes e cruzá-los, para que seja possível entender melhor o que cada um busca.

Implemente as dicas simples que listamos abaixo e não perca seus clientes atuais!

Ofereça um bom pós-venda

Uma sugestão que ajuda bastante na retenção de clientes ativos é o pós-venda. Sempre que possível, entre em contato com seus clientes dias após a entrega ou realização de um serviço, para saber se atendeu as expectativas. Use esses feedbacks para melhorar cada vez mais os processos de sua empresa!

Essas estratégias de pós-venda estreitam o relacionamento entre o consumidor e a sua marca, além de mostrar a preocupação que a sua empresa possui com a satisfação.

Manter os clientes atuais

Faça pesquisas de satisfação

Faça uma pesquisa para entender os motivos de o cliente comprar ou não, analise se faz sentido e, em caso positivo, promova as mudanças acertando seus processos internos. Essa pesquisa pode ser através de SMS, ligações, e-mails, entre outros.

Recompense seus clientes frustrados

Quando surge uma reclamação ou insatisfação, por exemplo, o envio de um desconto ou de um brinde na compra pode reverter o cenário para que o cliente saia com uma percepção positiva da empresa.

Chame seu cliente pelo nome

O primeiro presente que você recebeu de seus pais quando nasceu foi seu nome, e a partir daí, ele passa a representar sua identidade. Nesse sentido, uma das melhores práticas para gerar empatia com um cliente e retê-lo, é chamando-o pelo nome!

Faça abordagens como: “Meu nome é Ester, qual o nome da senhora?”. Lembre-se de sempre colocar-se ao dispor do cliente: “Senhor José em que posso ajudá-lo?”. Evite aquele famoso “pois não”, ou ainda o pior, “o que você deseja?”.

 

Tenha um bom software e otimize seu tempo!

Conte com as soluções da WLS! Nossos sistemas possuem diversas funcionalidades, porém, uma das mais importantes é a listagem de clientes que não voltaram em sua loja. Com essa informação você conseguirá recuperar os clientes inativos, elaborar estratégias de retenção e aumentar seu faturamento.

Conte também com a armazenagem de dados de clientes, e assim você terá o perfil de cada um e poderá oferecer atendimentos personalizados!

Venha otimizar seu tempo e tenha todas as informações necessárias na palma de sua mão.

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