Você conhece o Pix? Serviço de pagamento rápido, barato e seguro para sua empresa!

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, promete mudar não apenas a maneira como as pessoas fazem pagamentos, mas também a forma como as empresas recebem e processam esses valores.

Além de ser um excelente sistema de pagamentos instantâneos, ele melhora a experiência dos clientes e simplifica o dia a dia da empresa. Se interessou? Saiba mais em nosso post!

Como o Pix funciona?

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão oferecer o Pix como um meio de pagamento dentro de seus próprios aplicativos – e em outros canais, como internet banking e caixa eletrônico.

Ou seja: o Pix não será oferecido em um aplicativo à parte ou específico, mas dentro do app das instituições que as pessoas já estão acostumadas a usar.

Chega de DOC ou TED!

Com o Pix você tem acesso a algo muito mais rápido e prático: pagamentos instantâneos.

O sistema promete ser seguro, competitivo e rápido, com transações financeiras em até dez segundos, que poderão ser realizadas 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados, além de possibilitar a realização de transferências digitando apenas o celular ou CPF do destinatário.

O Pix deve eliminar parte dos custos de transações, barateando os processos de pagamento para as empresas, e poderá também ser usado para pagar fornecedores, salários de funcionários e até tributos federais.

Como funciona o cadastro para as empresas?

Como já mencionamos, o Pix não será oferecido em um aplicativo à parte ou específico, mas dentro do app das instituições já existentes. Ou seja, basta ter uma conta transacional (conta corrente, poupança ou de pagamento) mantida em um prestador de serviços financeiros, como um banco, uma fintech ou uma plataforma de pagamentos.

A empresa precisa informar qual chave Pix vai querer usar para fazer seu cadastro. Essa chave é um código que identifica a conta dentro do sistema e pode ser: o CNPJ, o telefone, o e-mail, ou uma chave numérica aleatória gerada pelo sistema.

É essa chave que vai permitir que a empresa faça um Pix para pagar fornecedor, salários de funcionários ou tributos, por exemplo, digitando apenas a chave cadastrada pelo recebedor. Ah, e claro, é por essa chave que o cliente vai encontrar a sua empresa e efetuar o pagamento de um produto por meio de uma transferência.

O registro pode ser feito nos próprios canais do banco no qual a empresa tem conta, como o internet banking corporativo ou o aplicativo da conta jurídica. Não há restrições sobre o tamanho das empresas participantes do Pix: desde microempeendedores individuais (MEIs) até grandes corporações podem participar do sistema.

Quais são as vantagens do Pix para pessoas jurídicas?

Com o Pix, pessoas jurídicas vão ter mais uma opção para receber pagamentos além de dinheiro físico, boleto, cartão de débito ou crédito e transferência. A vantagem é que, com o Pix:

  • Os pagamentos vão ser diretos entre pagador e recebedor – sem intermediários que podem tornar as transações mais caras e demoradas;
  • Os pagamentos vão entrar direto na conta da PJ em poucos segundos;
  • Os custos das transações serão menores do que de outros meios de pagamento.

Por quais canais as empresas podem receber o dinheiro?

Há três formas principais de receber o dinheiro via Pix: por meio de transferências, usando as chaves Pix, por meio de QR codes, quando o cliente for efetuar o pagamento, ou por NFC (Near Field Communication), com tecnologias que permitem as transações por aproximação.

Qual o custo do Pix para as empresas?

O Pix é gratuito para pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, entretanto, pode haver uma taxa fixa por transação ao receber ou fazer pagamentos e nas transferências, que são definidos pelas próprias instituições financeiras (o banco).

De toda forma, o Banco Central afirmou que eles serão mais baixos do que os praticados por outros meios de pagamento.

O Pix já teve sua estreia no dia 16 de novembro. Não perca mais tempo, cadastre suas chaves nos bancos de sua preferência e aproveite todas as suas vantagens.

Deixe uma resposta