Margem de contribuição: Aprenda a calculá-la de forma prática, eficiente e segura!

Margem de contribuição é um indicador que sinaliza se a receita de uma empresa é suficiente para obter lucro após o pagamento de todas as despesas e custos fixos.

Seu negócio está vendendo bem, mas não está obtendo o lucro desejado? Diante desse cenário, é preciso organizar as contas e saber calcular a margem de contribuição. Confira a seguir o que é margem de contribuição e como calculá-la de forma prática, eficiente e segura!

O que é margem de contribuição?

Margem de contribuição é o mesmo que ganho bruto sobre as vendas, ou seja, o que sobra de receita para a empresa depois de pagar o custo de produção e os impostos sobre os produtos e serviços (as chamadas despesas variáveis).

Esse dinheiro restante é usado para pagar os gastos fixos da empresa (aluguel, folha de pagamento, manutenção, etc.) e constituir o lucro do negócio.

Logo, a margem de contribuição é um indicador fundamental para avaliar o desempenho financeiro da empresa, pois mostra se a receita é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, ainda assim, lucrar.

Seu conceito pode ser facilmente entendido quando avaliamos as palavras de forma isolada:

MARGEM: A margem é a diferença entre o valor da venda de um produto e os custos/despesas variáveis relacionadas à produção e comercialização deste produto.

CONTRIBUIÇÃO: Representa quanto o valor das vendas contribui para o pagamento dos custos e despesas fixas da empresa, de forma que ainda gere lucro para a empresa.

Mas afinal, como calcular a Margem de Contribuição?

Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso realizar a seguinte conta:

Margem de Contribuição = Valor total das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Logo, o empreendedor pode calcular a média da margem de contribuição para todos os produtos e serviços e também fazer o cálculo unitário.

A partir desses valores, é possível analisar a lucratividade do negócio, calcular o ponto de equilíbrio, precificar produtos, criar uma estratégia de venda, entre outras aplicações.

IMPORTANTE: Quanto mais apertada for a margem, mais riscos o negócio pode ter.

Realmente é necessário calcular a margem de contribuição?

Sim! O cálculo da margem de contribuição é fundamental para o entendimento da viabilidade e saúde financeira do negócio. Sem essa informação, você não terá um real panorama sobre a saúde da sua empresa, e não entenderá o quão sustentável é o seu negócio.

É, também, essa informação que vai permitir que você tome decisões acerca do preço de venda do seu produto e realize sua projeção de vendas, de forma a conquistar os resultados esperados.

Por isso, é fundamental que você tenha essa informação como indicador econômico-financeiro da sua empresa, utilizando seus dados para tomadas de decisões estratégicas.

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