Como o PDV auxilia sua gestão

Você é dono de um restaurante, lanchonete, pizzaria, sorveteria, ou outro empreendimento no setor de Food Service e ainda não conhece a importância do PDV para a gestão do seu negócio?  Então hoje vamos te explicar o que é o PDV e como ele pode te ajudar a otimizar seus processos e melhorar sua organização!

 

O que é o PDV? 

O PDV, ou Ponto de Venda, é um sistema para gestão de mesas e comandas. Através dele, é possível lançar os pedidos recebidos, seja para consumo no local ou para delivery com os pedidos realizados por telefone, por exemplo. Dessa forma, todos os pedidos que a loja recebeu podem ser centralizados em um único sistema, o que vai facilitar o acompanhamento no dia a dia e a geração de relatórios para medir os resultados do negócio.

 

Como o PDV funciona?

Para o correto funcionamento do sistema, é preciso cadastrar todos os produtos que são vendidos no seu negócio. Além da recepção de pedidos, o PDV também pode ser usado para a emissão de cupom fiscal e, para isso, também é necessário cadastrar informações de tributação dos itens. Uma vez que essas configurações tenham sido realizadas, sua loja estará pronta para começar a registrar as comandas e organizar a gestão através deste recurso.

 

Por que o PDV é importante?

O sistema de PDV vai te ajudar a ter maior controle sobre as operações da sua loja. Integrado a um sistema de gestão, o recurso permite:

  • Fazer a gestão com mais eficiência, visto que fica mais rápido registrar os pedidos dos clientes, diminuindo o tempo de espera e facilitando a visualização das comandas;
  • Controlar o estoque atualizando automaticamente as quantidades disponíveis dos produtos a cada pedido realizado;
  • Ter maior controle financeiro, uma vez que registra em tempo real no fluxo de caixa cada pedido recebido como uma entrada de dinheiro;
  • Fazer a emissão de cupons fiscais;
  • Controlar o delivery e as comandas de mesa no mesmo sistema, centralizando os pedidos.

 

Como o PDV pode ajudar a melhorar o desempenho da loja?

Como visto, integrar o cardápio da loja a um sistema de gestão permite ter mais precisão sobre o que acontece no negócio, pois automatiza vários registros a cada pedido recebido como as movimentações de dinheiro, a quantidade de produtos disponíveis no estoque, os produtos que precisam de reposição, as comandas de cada cliente para iniciar o preparo do pedido etc.

Além disso, centralizando todos os pedidos recebidos em um único sistema, é possível mensurar os resultados da loja no período. Assim, o gestor pode gerar relatórios do mês, por exemplo, para analisar o número de vendas realizadas, o consumo no local e por delivery, os produtos mais vendidos, o faturamento, entre outros indicadores essenciais que poderão ser utilizados como informações para a tomada de decisão.

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