Controle de estoque eficiente

Realizar o controle de estoque no seu estabelecimento é fundamental para a organização da disponibilidade dos produtos e dos gastos, trazendo múltiplos benefícios como:

 

  1. Controlar as compras 

Tendo a informação exata de quais produtos estão em falta e a estimativa da quantidade vendida por período, é possível ter mais controle sobre os gastos, evitando comprar produtos a mais do que o necessário ou itens que não precisam de reposição.

 

  1. Reduzir desperdícios 

O controle de estoque permite que sejam repostas as quantidades exatas de cada produto, com base no volume de vendas. Se você sabe que em um fim de semana sua hamburgueria vende aproximadamente 15 X-Saladas, por exemplo, nos próximos finais de semana você pode estimar a quantidade necessária de ingredientes para entregar o mesmo número de lanches. Assim, é possível diminuir desperdícios e controlar as quantidades disponíveis para cada item, conforme sua capacidade de produção.

 

  1. Ganhar agilidade na reposição 

Visualizando com clareza quais itens estão em falta, é possível pedir a reposição dos produtos com mais rapidez. Com isso, você ganha tempo nas compras para garantir que os produtos do seu cardápio estejam sempre disponíveis.

 

  1. Evitar a frustração de clientes 

O controle de estoque permite manter o cardápio sempre atualizado. Dessa forma o cliente sabe que todos os itens exibidos realmente estão disponíveis, evitando a frustração de escolher um item fora de estoque.

 

  1. Eficiência operacional 

Com a gestão de estoque é possível planejar com maior eficiência as compras. Isso porque além de saber os itens que já estão sem disponibilidade, é possível adiantar pedidos de produtos que estão em baixas quantidades e que, provavelmente, serão esgotados em pouco tempo.

 

Para garantir esses benefícios e fazer um gerenciamento de estoque mais eficiente, é necessário que esse controle seja realizado juntamente com a atualização constante do cardápio e use também como referência o histórico das vendas, por meio de relatórios, por exemplo.

Pensando nisso, o primeiro passo é separar os produtos por categorias e, se necessário, também classificar por tamanhos. Dessa forma, a gestão é mais precisa por possibilitar definir exatamente as quantidades disponíveis para cada item.

Um sistema para fazer o controle de estoque já integrado ao cardápio pode facilitar esse processo, automatizando a atualização das quantidades disponíveis a cada produto vendido. Assim, a cada pedido concluído o sistema modifica a quantidade disponível, até que o item seja esgotado.

 

Ao utilizar um sistema como aliado para automatizar parte da gestão, é possível otimizar o tempo e melhorar alguns processos. Com isso, os estabelecimentos podem atingir esses benefícios que vão desde o controle dos gastos até a satisfação dos consumidores, o que vai impactar diretamente nos resultados de vendas e na fidelização dos clientes.

 

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