Guia para montar o cardápio ideal

O cardápio é uma das principais ferramentas de um restaurante e, quando bem feito, além de exibir os pratos disponíveis, ajuda a criar o desejo de consumo nos clientes. Por isso, é importante prestar atenção em alguns detalhes na hora de estruturar o cardápio do seu estabelecimento, de forma que fique atrativo e auxilie a vender mais!

Para começar, organize os produtos. O cliente que visualizar seu cardápio precisa ter facilidade para encontrar o que deseja. Então, uma dica é separar os itens por categorias. Para estabelecimentos que trabalham com mais de um tipo de produto como lanches e pizzas, por exemplo, é fundamental essa divisão. Além disso, restaurantes podem estruturar o cardápio por entradas, pratos principais e sobremesas, ou até mesmo criar categorias exclusivas para cada tipo de prato, como uma categoria separada para massas. Organize em categorias os itens doces e salgados, quentes e frios. As bebidas também devem ter uma categoria exclusiva que pode, ainda, ser dividida entre alcoólicas e não alcoólicas ou entre sucos e refrigerantes. Tudo para tornar mais clara a visualização dos produtos.

Dentro das categorias, os produtos podem ser distribuídos por ordem alfabética ou de preços, o que torna ainda mais fácil encontrar um produto ou sabor específico. Essa organização é fundamental para que os clientes tenham mais praticidade no momento de realizar um pedido e, principalmente no delivery, isso aumenta as chances de que o cliente consiga realizar seu pedido com autonomia e mais facilidade que, por sua vez, traz benefícios para o estabelecimento que ganha tempo no recebimento de pedidos.

O cardápio bem estruturado e organizado facilita também para que a equipe mantenha os itens sempre em dia, o que nos leva ao próximo ponto: atualize seu cardápio! Os cardápios digitais podem ser um grande facilitador nesse ponto, pois possibilitam ajustes com mais rapidez para editar preços, inserir novos produtos ou mesmo retirar temporariamente itens sem disponibilidade. O cardápio atualizado evita a frustração do cliente, visto que ele terá a certeza que todos os itens exibidos no menu poderão ser entregues. Por isso, retire do cardápio os sabores ou complementos que não estão sendo servidos no momento. Dessa mesma forma, atualizando o cardápio com frequência, é possível criar pratos do dia com preços especiais para deixar o cardápio ainda mais interessante.

 

Conheça o cardápio do ComprAqui

São muitas as vantagens de investir em um cardápio digital, mas uma delas é que além de exibir seus produtos, seu cardápio pode servir como uma vitrine, ampliando as possibilidades de divulgação da loja e otimizando as vendas por delivery. É indispensável que seu cardápio tenha fotos dos produtos e no cardápio digital é possível adicionar mais imagens e com melhor nitidez, além de permitir personalizar com as cores e logo da loja para deixar com a identidade visual do seu negócio. Isso torna o cardápio mais profissional e chamativo!

Para montar o cardápio ideal também é importante pensar na variedade de opções que serão oferecidas para os clientes. Com isso, é interessante cadastrar adicionais no cardápio para que o cliente possa complementar seu pedido com ingredientes extras. Além disso, é fundamental pensar em produtos alternativos para que seu público atendido possa ser maior. Uma doceria pode pensar em uma categoria de produtos sem lactose, assim como uma hamburgueria pode pensar em alguns lanches vegetarianos, por exemplo.

A descrição dos produtos com sua composição ajuda o cliente a escolher o que deseja consumir e é fundamental para que aqueles com alguma restrição alimentar tenham as informações necessárias para realizar o pedido. Por isso, esse é um detalhe que não pode faltar no seu cardápio.Outro detalhe que pode fazer toda a diferença é o nome do prato. Nomes criativos para os produtos fazem com que o seu estabelecimento seja lembrado, então capriche!

Por fim, o cardápio ideal é aquele que te ajuda a vender. Para tanto, monte seu cardápio de maneira estratégica. Você pode dar destaque para produtos especiais com uma categoria exclusiva de combos ou pratos tradicionais do seu negócio. Criar vendas sugestivas também pode ser uma boa estratégia para oferecer um produto complementar à escolha do cliente, como um acompanhamento, uma bebida ou porção. Além de facilitar a escolha dos clientes sugerindo mais opções, isso ajuda a aumentar o seu ticket médio.

É possível, ainda, impulsionar as vendas pelo seu cardápio digital com promoções e cupons de desconto de uso exclusivo pelo link. Assim você pode criar um cupom de primeiro pedido para que seus clientes sejam incentivados a conhecer e pedir pelo cardápio virtual, otimizando o recebimento e a sua gestão de pedidos. E lembre-se que para seu cardápio ser um sucesso, ele precisa estar aliado à qualidade dos produtos servidos e à excelência do atendimento prestado!

Deixe um comentário