Você já deve ter notado que alguns clientes que consumiam frequentemente no seu estabelecimento deixaram de fazer tantos pedidos, ou então que existem clientes que consomem uma única vez e não retornam mais, mas você já se perguntou o motivo para isso acontecer? E você sabe como recuperar seus clientes inativos? No artigo de hoje vamos te mostrar 5 ações para te ajudar!
1) Identificar erros comuns
Os clientes inativos são todos aqueles que já consumiram pelo menos 1 vez os seus produtos, mas que não voltaram a comprar. Existem alguns motivos comuns para que isso aconteça como:
- Demora no atendimento;
- Falta de praticidade para fazer os pedidos;
- Recebimento do pedido errado ou faltando algum item;
- Falta de ofertas especiais;
- Cardápio pouco atrativo;
- Pouca divulgação do seu negócio;
- Falta de qualidade como pedidos mal embalados ou sem estar na temperatura ideal.
Todos esses são erros básicos, porém, que podem acontecer devido à falta de atenção, prejudicando a experiência do cliente. Para evitar cometer esses deslizes, é fundamental que a gestão dos pedidos seja feita com eficiência para que sua equipe consiga se organizar, preparar e enviar os pedidos adequadamente.
2) Aplique pesquisas de satisfação periodicamente
Para facilitar a identificação dos problemas que podem estar acontecendo no seu estabelecimento, as pesquisas de satisfação são extremamente úteis! É fundamental que você realize pesquisas de tempos em tempos com os seus clientes, porque isso vai permitir que você entenda como está sendo a experiência no seu negócio.
Para isso, defina perguntas rápidas e objetivas sobre os tópicos que você deseja levantar informações como os atendimentos, o tempo de entrega, o sabor, a qualidade dos produtos, etc.
Como você percebeu, as 2 primeiras ações são preventivas e voltadas a te ajudar a ter mais clareza dos problemas do seu estabelecimento para, a partir disso, corrigir os erros. Começar por essa análise é indispensável, pois é ela que vai permitir que você melhore seus processos para não perder mais clientes.
Feito isso, podemos utilizar alguns recursos para colocar mais ações em prática e começar a resgatar seus clientes inativos.
3) Crie cupons de desconto de uso único e estimule a recompra
Os cupons de uso único aumentam o interesse dos clientes para realizar um novo pedido e aproveitar a oferta. Com essa estratégia na definição das regras de uso, cada cliente poderá aplicar o cupom 1 vez, facilitando o seu controle.
Oferecer descontos também te ajudar a criar vantagem em relação aos concorrentes, podendo ser um benefício aplicado ao valor total do pedido ou na taxa de entrega, para zerar o frete, por exemplo.
Além disso, para tornar mais atrativo, você pode definir um cupom por tempo limitado, despertando o sentimento de urgência dos clientes para não perder a oportunidade.
4) Crie um programa de fidelidade e incentive recorrência nos pedidos
No mesmo sentido de oferecer benefícios que atraiam os clientes a voltar a pedir no seu estabelecimento, um programa de fidelidade vai fazer com que os clientes mantenham a frequência nos pedidos e permaneçam ativos, ou então, que queiram voltar a consumir para poder acumular pontos.
O programa de fidelidade é um recurso que vai ajudar a controlar quantos pedidos um cliente precisa fazer e dentro de quanto tempo para que ele ganhe um desconto especial, mas sempre lembre que quanto mais vantajoso for o valor do prêmio, mais atrativa será a participação.
5) Use o disparador de mensagens para fortalecer sua divulgação
Agora que você já sabe o que fazer, você precisa comunicar suas ações para os seus clientes. Por isso, a ampla divulgação é indispensável para o sucesso das estratégias definidas.
Com o disparador de mensagens do ComprAqui fica mais rápido e fácil divulgar seu programa de fidelidade, assim como os cupons de desconto disponíveis na sua loja.
Além disso, você pode aproveitar o recurso para enviar mensagens para apresentar um novo produto ou sabor do seu cardápio e despertar curiosidade nos clientes.
Fora a praticidade que o disparador de mensagens proporciona, você pode tornar suas ações ainda mais eficientes e específicas ao enviar sua comunicação de forma personalizada e somente para o grupo de clientes inativos, que são o foco da sua estratégia.
Saiba como funciona o disparador de mensagens do ComprAqui e aprenda a utilizar:
Viu só como é fácil criar formas de resgatar seus clientes? Implementar ações como essas no seu delivery são importantes para ampliar sua base de clientes ativos e manter seus consumidores satisfeitos.
A melhor parte é que para todas essas dicas o ComprAqui pode te ajudar, então agora é só colocar em prática!