Conheça os principais indicadores para analisar no seu restaurante

Qual foi seu lucro no último mês? Seu faturamento aumentou? Essas são duas perguntas que todo gestor de um negócio deve saber responder! Isso porque todos têm como objetivo o crescimento do estabelecimento e desejam melhorar seus resultados.

O lucro e faturamento são indicadores importantes para acompanhar o desempenho da empresa, mas a análise pode ser ainda mais completa e eficiente. Ter um relatório com os indicadores do período te ajuda a identificar onde estão os erros, bem como estabelecer metas e tomar decisões.

Independentemente do segmento do negócio, seja ele um restaurante; uma lanchonete ou pizzaria, por exemplo, existem indicadores essenciais que devem ser acompanhados. Para começar, é necessário saber com exatidão a quantidade de pedidos recebidos, pois através desse controle será possível calcular o faturamento total e o ticket médio, que se refere ao valor médio que os clientes costumam gastar por compra. Com isso, é possível comparar diferentes períodos e entender se a loja teve mais vendas ou se é necessário rever a estratégia comercial para aumentar os ganhos.

Um cardápio digital integrado a um sistema de gestão pode facilitar o acesso a esses indicadores, uma vez que o software vai armazenando os dados ao receber e lançar pedidos no painel e, depois, basta acessar os relatórios para acompanhar o desempenho da loja.

Com um software para gestão do negócio seus indicadores estarão sempre atualizados. Basta acessar os relatórios da loja para conferir as entradas e saídas de dinheiro; os pedidos recebidos a cada dia; o faturamento do período; o total de clientes ativos e número de novos clientes, por exemplo.

Ter acesso a esses dados com facilidade permite que a análise dos indicadores seja feita com frequência para acompanhar periodicamente as métricas e, com base nos números, é possível pensar em ações.

Uma vez que a maioria dos estabelecimentos no setor de Food Service atendem seus clientes também por delivery, é interessante saber quantos pedidos foram recebidos para consumo no local ou para entregas, porque isso permite criar estratégias para impulsionar o delivery e aumentar a receita do negócio, medindo o impacto das ações que estão sendo realizadas.

No mesmo sentido, é pertinente saber em quais canais o desempenho foi melhor, ou seja, a origem das vendas. Se a loja recebe pedidos no balcão e também por um cardápio digital e/ou por apps de delivery, saber quantas vendas foram realizadas em cada meio permite identificar o quanto eles têm contribuído para o faturamento e se estão sendo bons recursos ou não.

Além disso, se você tem acesso ao número de clientes inativos do período, é possível entrar em contato com eles para divulgar promoções ou novidades no cardápio, chamando a atenção para que eles voltem a consumir seus produtos.

Para guiar a tomada de decisão e definir quais itens colocar em promoção, um relatório dos produtos é fundamental, pois vai permitir analisar quais produtos são menos vendidos e podem ser impulsionados com uma oferta ou substituídos para atualizar seu cardápio.

Além dos relatórios de vendas, dados sobre a experiência dos clientes também devem fazer parte da análise do desempenho da loja. Uma excelente maneira de coletar essas informações é realizando uma pesquisa de satisfação para que os clientes avaliem a qualidade do produto; a qualidade do atendimento ou o tempo de entrega, por exemplo.

Portanto, de todos os processos da loja podem ser extraídos indicadores, seja na produção, analisando o tempo de preparo para saber se precisa ser reduzido; nos atendimentos, para entender se os clientes estão satisfeitos; nas vendas, mensurando o lucro, os produtos com mais saída, os canais com melhor resultado; e no pós-vendas, identificando como foi a experiência dos consumidores.

Levantar esses dados vai permitir visualizar o que deve ser aprimorado e implementar melhorias no seu restaurante, bem como acompanhar o efeito delas. Dessa forma, é possível medir a performance da loja e tornar a gestão mais precisa.

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