Métodos para Gestão dos Inadimplentes

Se você esta atravessando esta crise arrastados por inadimplentes saiba que você pode aumentar a taxa de recebimento com pouco trabalho. Devida a demanda com nossos clientes em questionar como podemos melhorar os métodos de gestão de inadimplentes, separamos para você este artigo falando umpouco de nossa experiência que certamente vai levar você ao êxito.

Antes de tudo o que é inadimplência?

A inadimplência acontece quando há o descumprimento de uma obrigação, geralmente financeira, como o não pagamento de bens até sua data de vencimento. Trocando para português claro “vender e não receber”.

Para isso você tem que ter um levantamento de Quais são os seus inadimplentes.

Você sabe qual é o percentual de inadimplência da sua loja ou negócio?

Se você não tem este levantamento ou não tem um controle efectivo tenho uma má notícia. Passou da hora de você pensar em ter uma ferramenta contra isso. É muito importante para sua empresa pois você pode ter perca de dinheiro ai.

Como fazer o cálculo de implemente?

Primeiro passo para calcular seleccione o período que deseja calcular.

Ex: 01/01/2019 a 30/05/2019

Depois de levantar o total de atraso Ex: R$ 8.000,00
Você deverá pegar o total de vendas Ex: R$ 32.000,00

Para o cálculo você pega aquilo que consta em aberto e dividir pelo total vendido pelo período e multiplicar por 100.

Ex: R$ 8.000,00 / 32.000,00 * 100
Total indicador 25% de inadimplência.

É um cálculo um pouco complexo e para auxiliar desenvolvemos uma planilha onde você consegue alimentar os dados e ela mesma calcular.

Como evitar a inadimplência?

Quando vendemos no crediário existe um risco que assumimos. Depois que você assume vender pelo crediário não terá mais como evitar o inadimplente. Uma das maneiras que podem ajudar é no momento de cadastro do cliente você preencher todos os dados possíveis no cadastro do cliente, assim você terá um perfil de investidor. Existem sistemas que ajudam definindo limites de créditos de acordo com perfil ou escore de seu cliente.

Envie mensagens notificando que as parcelas estão em atraso ou dias antes do pagamento para evitar o esquecimento. Isso é muito eficaz pois nem todo atraso significa inadimplência.

Ter convênio com a associação comercial local pode ajudar a validar os cadastros de clientes com escore baixo, existe ferramentas que no ato de cadastro já faz realiza busca pelo CPF procurando possíveis restrições.

Para mais informações realizamos um webnário com mais informações onde apresentamos uma ferramenta que pode auxiliar sua gestão confira.

Baixe a planilha que vai auxiliar na gestão de Inadimplentes.

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