[GUIA DEFINITIVO] Aumente sua Margem de Contribuição!

Margem de Contribuição é um indicador que sinaliza se a receita de uma empresa é suficiente para obter lucro após o pagamento de todas as despesas e custos fixos. Ou seja, ela representa o que sobra de receita para a empresa depois de pagar o custo de produção e os impostos sobre os produtos e serviços (as chamadas despesas variáveis).

Esse dinheiro restante é usado para pagar os gastos fixos da empresa (aluguel, folha de pagamento, manutenção, etc.) e constituir o lucro do negócio.

Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso realizar a seguinte conta:

Margem de Contribuição = Valor total das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Logo, o empreendedor pode calcular a média da margem de contribuição para todos os produtos e serviços e também fazer o cálculo unitário.

A partir desses valores, é possível analisar a lucratividade do negócio, calcular o ponto de equilíbrio, precificar produtos, criar uma estratégia de venda, entre outras aplicações.

Para saber mais sobre margem de contribuição, acesse nosso post – Margem de contribuição: Aprenda a calculá-la de forma prática, eficiente e segura! – Clique aqui.

Aumentar a Margem de Contribuição

Atenção!

Seu negócio está vendendo bem, mas não está obtendo o lucro desejado? Diante desse cenário, é preciso saber traçar estratégias assertivas para alavancar as vendas, e consequentemente, aumentar a margem de contribuição. Por esse motivo, confira abaixo algumas estratégias validadas por nós, da WLS Soluções.

Saiba precificar seus produtos

O processo de precificação de produtos é um dos principais segredos para o sucesso do negócio, e por estar diretamente ligado aos lucros, preços atribuídos de forma inadequada podem colocar a empresa em sérios riscos.

Sendo assim, é preciso saber identificar o melhor preço para determinado produto, sempre maximizando os ganhos e assegurando a saúde financeira da empresa. Para isso, os conceitos de valor e preço devem estar bem claros, além de ficar sempre atento a fatores como custo do produto, custo do transporte, estratégia de posicionamento da marca, despesas fixas e variáveis do negócio, margem de lucratividade que deseja ganhar, entre outros.

Mas é preciso ficar atento! Além de levar em conta todos os conceitos técnicos mencionados acima, o preço final de seus produtos deve ser competitivo perante o mercado, portanto, faça pesquisas de mercado.

Diminua ao máximo seus custos variáveis e fixos

Aumentar a margem de contribuição de seus produtos significa que a sua empresa precisa aumentar o lucro gerado por cada produto.

Uma das formas de atingir esse objetivo é diminuindo os custos variáveis e fixos ​​associados a cada produto. Quando os custos ​​de um produto diminuem, consequentemente, a margem de contribuição deste produto aumenta.

Torne-se digital!

É inquestionável que as buscas e compras pela internet entraram de vez na rotina de todos, e se você deseja aumentar sua margem de contribuição, é preciso estar presente nesse mercado. Vale ressaltar que o aumento das vendas está diretamente relacionado com o aumento da margem de contribuição!

Sua empresa ainda não está presente no ambiente digital? Conheça o ComprAqui! O ComprAqui é uma plataforma online, desenvolvida para que você possa vender seus produtos online de forma simples e fácil. Com ele você poderá criar uma loja virtual, expor todos os seus produtos, com fotos, preços, opções adicionais, entre outros.

Após criar sua loja digital você recebe um link exclusivo para divulgar sua loja em todos os canais que desejar!

Promova promoções para alavancar suas vendas

Se você deseja aumentar sua margem de contribuição, é preciso promover suas vendas.

Além de fazer promoções assertivas de acordo com o perfil do cliente, é preciso divulgar suas condições especiais, principalmente dos itens com maior desconto ou maior procura pelos clientes.

A divulgação e a comunicação podem ser por meio de WhatsApp, e-mail, redes sociais e mídias tradicionais. Se as ofertas não chegarem até os clientes, as vendas não acontecem, e como vimos acima, o ComprAqui pode ajudar nesse processo!

Preste um bom atendimento

Durante toda a jornada de compra do cliente, É preciso prestar um atendimento consultivo e assertivo de acordo com as necessidades de cada cliente.

Prestar um bom atendimento aumenta consideravelmente as chances de o cliente se fidelizar e comprar mais vezes, aumentando seu faturamento a longo prazo. Por esse motivo, treine sua equipe de vendas!

Utilize o WhatsApp para tornar seu atendimento mais eficaz

Quando o assunto é experiência do cliente, a tecnologia é uma poderosa aliada, onde o WhatsApp é uma ótima ferramenta a ser utilizada. Para tornar seu uso mais eficaz, recomendamos os seguintes pontos:

  • Tenha um contato exclusivo para a empresa.
  • Não deixe seus clientes esperando: Ofereça soluções de autoatendimento. Uma forma de se fazer isso, é implementando o ComprAqui. Assim, você pode encaminhar o link de sua loja virtual para todos seus clientes através do WhatsApp, tornando possível o autoatendimento e deixando o processo de compra mais rápido e eficaz.
  • Explore as respostas automatizadas: Em uma mensagem automatizada de saudação, por exemplo, você pode anexar o link de sua loja virtual e agilizar ainda mais o processo!
  • Supere as expectativas dos clientes.
  • Defina horários de atendimento.

Tenha um bom controle sobre suas receitas e despesas

É preciso ter um bom controle sobre suas receitas e despesas e ficar sempre atento a tudo que entra e sai de seu caixa.

Com isso, é possível ter uma visão melhor sobre a real situação financeira de seu empreendimento. Assim, você saberá se a empresa está realmente dando os lucros desejados ou se está te dando prejuízos, e a partir daí, você poderá fazer as mudanças necessárias a fim de reduzir os custos e aumentar sua margem de contribuição.

Uma maneira eficiente de controlar todas as entradas e saídas do caixa é tendo um software de gestão.

Simplifique seus processos!

Você quer implementar a forma mais prática, eficaz a segura para calcular e acompanhar a margem de contribuição de sua empresa? Adote um sistema de gestão!

Uma empresa que utiliza um sistema de gestão consegue automatizar suas tarefas e processos, além de visualizar de forma clara o real panorama sobre a saúde da empresa, viabilizando tomadas de decisões antecipadas a assertivas.

Com as soluções da WLS você tem todos os dados e números importantes da sua empresa calculados de forma automatizada na palma de sua mão! Não perca mais tempo, experimente grátis e sem compromisso.

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