Backup em inglês é cópia de segurança, é frequentemente utilizado para segurança da informação. Se, por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança armazenada pode ser restaurada e repor os dados perdidos.
Na prática, qualquer cópia de arquivos importantes em um outro dispositivo de armazenamento, como discos rígidos externos, já pode ser considerada como backup.
Hoje em dia é muito frequente haver a disponibilização do serviço de backup por servidores online, sendo alguns dos mais famosos dropbox, icloud ou google docs. O backup online tem a vantagem de permitir o acesso aos dados guardados a partir de qualquer computador com acesso a internet.
Separamos dicas para fazer o backup adequadamente:
Avalie se as informações realmente precisam de backup: Cada usuário deve analisar as informações armazenadas nos diversos dispositivos (computadores, tablets ou smartphones) e identificar quais delas necessitam de backup. Quando boa parte das informações contidas no equipamento precisa de uma cópia de segurança, o ideal é utilizar um software que faça esse backup de forma periódica. Enquanto que nas demais situações, o usuário pode realizar o processo de forma manual.
Utilize meios de armazenamento mais adequados: O espaço físico em que se armazena a mídia de backup também deve ser protegido. Por exemplo, não é aconselhável transportar o meio de armazenamento usado para o backup – caso o mesmo seja um HD externo ou um pen drive – na mesma bolsa usada para o notebook, já que em caso de perda ou roubo, ambos serão perdidos. Os meios de armazenamento podem ser: um disco rígido (HD externo), dispositivo de armazenamento USB, mídias ópticas (CD, DVD, Blu-Ray) ou nuvem (internet).
Realize backups com frequência: Essa decisão deve ser analisada de acordo com a frequência com a qual os arquivos são criados, modificados e apagados. Se um projeto é atualizado diariamente, será necessário realizar uma cópia de segurança todos os dias.
É importante destacar que um programa para backup de informações não substitui uma solução de segurança, que protege contra malware e outras ameaças cibernéticas. Para atender objetivos diferentes e complementares e atingir o nível ideal de proteção das informações, a recomendação é implementar ambos os aplicativos.