Controle Financeiro

O controle financeiro é fundamental para atingir resultados e garantir o bom desempenho do negócio, sendo crucial para o andamento das atividades. Realizar o planejamento financeiro permite a gestão eficiente e serve como direcionamento para a tomada de decisão.  Para isso, devem ser consideradas todas as movimentações de dinheiro da loja.

Para manter a saúde financeira é necessário programar o que será desembolsado elencando todas as despesas, entendidas como gastos relativos à administração do negócio; e os custos, entendidos como gastos ligados à operação. Os custos podem ainda ser divididos em variáveis, quando são alterados conforme a quantidade de vendas ou da produção; e fixos quando permanecem os mesmos.

O planejamento financeiro deve te auxiliar a não misturar as obrigações pessoais com as da empresa e estabelecer com clareza o orçamento disponível para não ultrapassar o limite de gastos, bem como organizar as contas a pagar e receber sem perder os prazos. Com isso, é possível visualizar onde o dinheiro está sendo usado, cortando despesas desnecessárias, além de ter maior compreensão de quais são as principais fontes geradoras de receita, sendo útil para melhorar as estratégias de venda e até mesmo criar uma reserva de emergência.

No dia a dia é indispensável realizar o acompanhamento do fluxo de caixa para controlar as entradas e saídas de dinheiro da loja. Ao começar o expediente o caixa deve ser aberto informando o saldo inicial e, ao final do expediente, os valores devem ser conferidos antes de fechar o caixa.  Para isso, contar com um sistema digital pode ser vantajoso, otimizando esse processo e fazendo os registros de forma mais prática. A utilização de um software simplifica as anotações das movimentações do caixa e torna mais fácil o acesso ao histórico das transações para comparar os períodos e medir os resultados.

Um sistema digital para a gestão facilita a mensuração dos resultados ao calcular automaticamente os principais indicadores e tornar mais clara a visualização e comparação dos dados. Isso permitirá avaliar o desempenho do negócio para tomar decisões assertivas e encontrar soluções para os gargalos. Nos estabelecimentos do setor de food service como restaurantes, lanchonetes e pizzarias, podem ser analisados os dados de faturamento, relativos ao total de vendas; o ticket médio, referente a média de valor dos pedidos recebidos; o tempo médio para a produção dos pedidos; os produtos mais vendidos e as formas de pagamento mais utilizadas.

Portanto, o controle financeiro deve englobar todas as etapas, desde a compra dos ingredientes ao lucro obtido, mensurando os resultados para compreender os processos que estão funcionando bem e quais apresentam falhas e precisam ser aprimorados. Através disso, é possível melhorar o serviço oferecido e estabelecer estratégias de vendas sabendo, por exemplo, quais são os melhores produtos para criar promoções ou os dias da semana em que fazer isso seria vantajoso para atrair mais clientes. Para mais, é possível analisar quais produtos têm poucas vendas e podem ser substituídos ou alterados para tornar o cardápio mais interessante e aumentar as vendas. Em síntese, o planejamento financeiro deve servir para controlar gastos e prever recebimentos, como guia para a definição de ações estratégicas visando a eficiência e crescimento do negócio.

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