Você já parou para pensar no tempo que leva para anotar os pedidos recebidos no seu estabelecimento? E quando precisa fazer uma mudança, já imaginou atualizar seu cardápio em minutos? Rapidez e praticidade são apenas algumas das vantagens de investir em um cardápio digital para otimizar a gestão do seu negócio.
Com as mudanças tecnológicas o comportamento dos consumidores foi alterado e uma das consequências é a crescente utilização de aplicativos na busca por agilidade ao realizar uma compra. O Food Service segue a mesma tendência e, nesse sentido, a procura por Apps de delivery vêm aumentando. Com isso, ter um cardápio digital torna-se imprescindível e traz modernidade e inovação.
Fora o potencial de aumentar o delivery, uma plataforma para exibir seus produtos é útil dentro da loja, dando a possibilidade de que o cliente, através de tablets ou do próprio smartphone, faça quantos pedidos quiser, sem a necessidade de recorrer a um garçom em todas as vezes. Automatizar o recebimento dos pedidos facilita o trabalho da equipe, garantindo um aproveitamento melhor do tempo ao não precisar fazer todos os registros manualmente. Isso permite focar em outras atividades, visando a satisfação do consumidor.
Um menu digital torna dinâmica a forma de receber pedidos que podem ser enviados direto para a cozinha, iniciando o preparo imediatamente e, assim, reduzindo o tempo de espera. A clareza para visualizar os detalhes nas comandas é mais um ponto positivo, evitando erros no preparo ao facilitar a atenção para os adicionais e observações. Em muitos casos, um sistema digital também permite que o cliente acompanhe o status sabendo se o pedido foi aceito e qual a previsão para que fique pronto.
Não somente restaurantes experimentam bons resultados. Lanchonetes, pizzarias, sorveterias e qualquer outro estabelecimento do setor alimentício pode notar vantagens com esse investimento. A organização e eficiência que um cardápio digital proporciona melhora a interação com os clientes e, como efeito, contribui com o faturamento da loja. Um cliente que consegue realizar o pedido de forma simples e é atendido com rapidez tem mais chances de retornar.
Um sistema de cardápio on-line serve também como vitrine para sua loja. É possível cadastrar os produtos de forma mais atrativa, inserindo informações detalhadas dos ingredientes, a descrição do prato e fotos chamativas, fatores importantes para causar boa impressão a quem visitar seu catálogo. Outro benefício é a liberdade para editar o cardápio, podendo ajustar preços, destacar produtos como o “prato do dia” ou ainda criar promoções em datas especiais, tudo em apenas alguns cliques.
O ano de 2022, por exemplo, foi um retrato de que em momentos de instabilidade econômica os preços das mercadorias sofrem alterações e, sem dúvidas, o setor alimentício é um dos mais impactados. Tendo um cardápio digital fica mais fácil modificar os valores e assim, se o queijo subir, em poucos minutos você pode ajustar os preços para o consumidor final e manter sua margem de lucro. Rapidez que não é encontrada em um menu impresso ou em pdf.
Editar de forma simples é essencial para manter o cardápio sempre atualizado, visto que é comum ingredientes acabarem durante a jornada de atendimento. Um cardápio digital permite alterar a visibilidade dos itens e pausar a exibição dos que não estão mais sendo servidos no momento, evitando a frustração do cliente que escolhe um produto não disponível.
Outro problema evitado é de pessoas que eventualmente podem fazer pedidos para entrega em áreas não atendidas pelo estabelecimento. Com um sistema para sua loja, é possível configurar os bairros de entrega com as taxas personalizadas em cada um deles. Dessa forma, para finalizar o pedido o consumidor consegue visualizar quais são os locais para delivery, bem como a taxa cobrada, inserindo seu endereço e informações pessoais sem complicação.
Se o sistema utilizado tiver um banco de dados para armazenar as informações dos clientes, é possível ter agilidade ao buscar um contato para realizar pedidos de balcão. Além disso, pode ser feita a integração com formas de pagamento on-line, dando mais opções e te ajudando a não perder vendas. Portanto, são várias as vantagens de ter em um cardápio digital. A ferramenta facilita o trabalho da equipe, melhora a organização e auxilia na gestão do negócio. A visibilidade da loja também cresce, uma vez que consegue ser amplamente divulgada por meio de um link ou mesmo QR Code gerado. Assim, investir em um software para isso dinamiza os processos do dia a dia, podendo ser um grande aliado.