Você já ouviu falar sobre o Dia Internacional do Hambúrguer, Dia da Pizza ou ainda sobre o Dia do Sorvete? Esses são apenas alguns exemplos das inúmeras datas comemorativas ligadas à gastronomia. Além das datas convencionais como Dia das Mães; Dia dos Namorados; Dia dos Pais; Natal, existem várias comemorações que donos de estabelecimentos do setor de Food Service precisam conhecer!
Em certas épocas do ano, em comemorações já tradicionais, é habitual preparar a sua loja para receber mais clientes, mas existem outras datas que também podem ser celebradas e, inclusive, fazer parte da estratégia do negócio para vender mais. Isso porque é esperado que em determinados períodos as vendas estejam mais aquecidas e tendo conhecimento de mais datas para o setor você amplia as possibilidades de atrair o público.
Para te ajudar a entender melhor como isso pode funcionar, separamos algumas datas como exemplo:
14/04 – Dia Mundial do Café;
24/04 – Dia do Churrasco;
24/04 – Dia Internacional do Milho;
28/05 – Dia Mundial do Hambúrguer;
30/05 – Dia Mundial da Batata Frita;
07/06 – Dia Nacional do Vinho;
07/07 – Dia Mundial do Chocolate;
10/07 – Dia da Pizza;
29/07 – Dia da Lasanha;
17/08 – Dia do Pão de Queijo;
09/09 – Dia do Cachorro Quente;
12/09 – Dia do Milk-Shake;
23/09 – Dia do Sorvete;
09/10 – Dia da Sobremesa;
16/10 – Dia do Pão;
25/10 – Dia Nacional do Macarrão;
01/11 – Dia do Sushi;
01/11 – Dia Mundial do Veganismo.
Durante todo o ano existem várias oportunidades de criar ações para atrair os clientes e vender mais. O primeiro passo é montar um calendário para o seu estabelecimento, seja um restaurante; lanchonete; doceria; pizzaria; sorveteria, selecionando as datas que fazem sentido para o seu segmento.
Depois disso, é preciso pensar em quais ações serão feitas para comemorar cada data. No ponto físico você pode usar a criatividade em uma decoração temática e chamar atenção do público. Já para o delivery é interessante preparar seu cardápio digital com uma categoria especial ou mesmo combos exclusivos para o dia.
Planejar com antecedência é fundamental! Se o esperado é aumentar o volume de pedidos, é necessário estar preparado para servir a todos os clientes com qualidade, garantindo que há estoque suficiente para a produção. Da mesma maneira, é importante estar preparado para atender ao volume maior de clientes esperado. Sendo assim, disponibilizar QR Codes nas mesas é uma alternativa para reduzir o tempo para fazer um pedido, especialmente em dias de maior movimento como nesses eventos. Dessa forma, o cliente pode realizar o próprio pedido e recorrer ao garçom somente quando necessário, o que é benéfico também para o trabalho mais eficiente da sua equipe.
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para atrair clientes novos que, ao conhecer sua loja e ter uma experiência positiva, terão mais chances de serem fidelizados. Para isso, agregue valor. Como parte da sua estratégia de comemoração, você pode entregar brindes ou embalagens personalizadas, por exemplo.
Como ideias para as ações, considere esse um bom momento para chamar atenção para produtos que normalmente tem pouca saída. Pensando nisso, é possível criar promoções em itens específicos para que seus clientes sejam incentivados a experimentar outros produtos do cardápio. Os clássicos cupons de desconto também são um excelente recurso para essas datas, você pode criar cupons com nomes relacionados ao tema. Outra forma de comemorar com seus clientes e impulsionar seu delivery é oferecer entrega grátis.
Após definir o que será feito, para garantir o sucesso da comemoração invista na divulgação. Principalmente para datas menos conhecidas, comece a divulgar com antecedência para que seus clientes não percam a oportunidade de aproveitar as condições especiais da loja. Se seu estabelecimento ainda não tem um perfil comercial é extremamente importante pensar na presença digital, visto que as redes sociais são grandes aliadas nos momentos de divulgação por onde você pode postar o link do cardápio e criar mais um canal de comunicação com os consumidores.
A ampla divulgação vai ajudar a aumentar a aderência do público e lembre-se de visar a satisfação dos consumidores para garantir sua retenção, assim como para garantir a credibilidade do seu negócio para o sucesso nos próximos eventos. Criar ações em datas comemorativas te ajuda estimular o recebimento de pedidos e, além disso, é importante para destacar sua loja e aumentar seu relacionamento com os clientes. Por isso, aproveite para criar seu cronograma e se preparar!