Quando as vendas caem e a entrada de capital é menor dentro da empresa, é possível tomar decisões pautadas nos indicadores financeiros certos para que a operação se mantenha. Suas vendas caíram? Saiba que é possível utilizar o Capital de Giro e o Ponto de Equilíbrio a seu favor!
Ficou curioso? Então entenda em nosso post o poder desses indicadores e saiba como tomar uma decisão utilizando-os em uma eventual queda nas vendas!
Queda de vendas = queda de faturamentos
Quando o faturamento cai, é preciso trabalhar com os indicadores financeiros para que a empresa consiga se manter de pé necessitando de menos capital entrando na empresa.
Ou seja, precisamos trabalhar: O capital de giro e o ponto de equilíbrio operacional.
Capital de giro
Mais do que simplesmente faturar e obter lucro dentro da empresa, é necessário ter em caixa uma quantia mínima responsável por manter a operação funcionando.
Logo, se você tem uma empresa e ela possui um capital de giro negativo em R$100.000, estamos falando que: você precisa ter um caixa de R$100.000 no mês, para conseguir dar vazão a todos os processos do negócio, como reposição de estoque, contar com o dinheiro em recebimento que ainda não caiu e arcar com despesas financeiras da operação.
Portanto, quanto menor for a necessidade do capital de giro em um cenário de tomada de caixa, maior será o fôlego que o caixa vai ter (e consequentemente, menor é exposição ao risco que a empresa vai ter também).
Em uma eventual queda nas vendas, a empresa terá menos capital entrando em caixa e consequentemente, haverá um problema.
Por conta disso precisamos equilibrar essa conta, trabalhando o capital de giro para que a empresa necessite de menos capital para manter a operação.
Como fazer melhorias no capital de giro? Confira:
- Estimule a entrada de recebíveis;
- Compre apenas os produtos com bom giro de estoque e em quantidade necessária para o momento;
- Queime ou reprecifique produtos eternamente congelados;
- Priorize o prazo nas suas negociações com fornecedores;
Dessa forma o dinheiro permanecerá mais tempo na conta da empresa.
Ponto de equilíbrio
Esse indicador mede a receita mínima mensal a ser atingida para pagar todos os custos da operação, sejam eles fixos ou variáveis, sem correr o risco de causar danos financeiros à empresa.
Em uma eventual queda nas vendas, a empresa terá uma receita menor e por conta disso, corre risco de não conseguir pagar seus custos.
Por conta disso, precisamos trabalhar esse indicador para que a empresa necessite de um faturamento menor para pagar todos os gastos.
Como reduzir o ponto de equilíbrio da minha empresa?
- Tenha controle total dos custos fixos;
- Faça renegociações com fornecedores;
- Negocie acordos de aluguel;
- Analise as margens dos produtos a fim de encontrar possíveis erros de precificação que lhe impeçam de vender mais;
- Estimule a criação de kits para aumentar a margem da empresa.
Simplifique seus processos!
Você quer implementar a forma mais prática, eficaz a segura para calcular e acompanhar o capital de giro e o ponto de equilíbrio de sua empresa, adote um sistema de gestão.
Uma empresa que utiliza um sistema de gestão consegue automatizar suas tarefas e processos, além de visualizar de forma clara o real panorama sobre a saúde da empresa, viabilizando tomadas de decisões antecipadas a assertivas.
Com as soluções da WLS você tem todos os dados e números importantes da sua empresa calculados de forma automatizada na palma de sua mão! Não perca mais tempo, experimente grátis e sem compromisso.