5 Dicas para te ajudar a escrever um excelente Plano de Negócios

Muitos empresários e empreendedores cometem erros na pressa de começar um novo negócio sem antes considerar alguns detalhes cruciais. Sem dúvida, um plano de negócios bem trabalhado pode te ajudar a antecipar problemas e obstáculos importantes antes mesmo da abertura de seu negócio. Na verdade, estudos demonstram que empresários que separam um pouco de seu tempo para traçar um plano de negócios têm, em média, uma taxa de sucesso 2,5 vezes maior do que os que não o fazem!

Sabendo disso, confira a seguir 5 dicas para te ajudar a escrever um excelente Plano de Negócios:

1.      Aprenda com os outros!

Você pode usar uma ferramenta dedicada para fazer seu plano de negócios – existem várias disponíveis nas redes. Entretanto, a melhor maneira de começar a escrever um bom plano de negócios é simples: você deve ler todos os planos de negócio que conseguir acessar. Vasculhe esses planos prontos e tente considerar quais partes deles podem ser relevantes ao seu negócio. A leitura atenta de planos bem-sucedidos pode servir como orientação inicial para que você possa traçar o seu próprio plano de negócios!

2.      Prepare-se (faça seu dever de casa!)

Não é hora de ser desleixado: pesquise tudo o que puder, e tão a fundo quanto for possível! Se você está se preparando para abrir um novo negócio e pretende competir em alto nível em um mercado competitivo, você precisará ser capaz de demonstrar por quê isso é possível e como você irá atingir esse objetivo. Se você diz que a sua equipe tem a experiência e a qualificação necessária para alavancar seu negócio, você irá precisar sustentar as suas palavras com currículos que demonstrem a experiência da equipe. Isso ocorre porque é fácil perder credibilidade (e investidores!) se você falar e prometer coisas que não pode sustentar na prática.

3.      Saiba quem é o seu público-alvo e conheça a concorrência

Alguns empresários evitam falar sobre os concorrentes em potencial. Isso é um erro! A menos que você esteja criando uma indústria completamente nova, você terá concorrentes. Por isso, é fundamental que você desenhe estratégias para vencê-los ou para pelo menos manter-se competitivo com eles. Para entender a concorrência e a indústria, será necessário fazer uma pesquisa de mercado. Um bom plano de negócios que exponha essas informações de maneira cuidadosa em uma análise de mercado detalhada passa a sensação de credibilidade, além de te preparar para lidar com esses desafios após a abertura do seu novo negócio.

Investidores em potencial e bancos tendem a confiar mais em empresários que apresentam um plano que inclua uma pesquisa de mercado detalhada e uma estratégia para adquirir novos clientes ou consumidores. Isso ocorre porque um plano de negócios que apresenta esse nível de atenção aos detalhes passa aos investidores as sensações de conforto e confiança, indicando que o empreendedor está preparado para lançar o seu negócio e ganhar dinheiro a longo prazo. Investir algum tempo e esforço para fazer o plano da maneira correta é essencial. Um negócio não pode dar certo se o seu dono não entender a indústria, o público-alvo ou a concorrência.

Plano de Negócios

4.      Use a tabela de conteúdos

Uma tabela listando os conteúdos do seu plano sempre irá ajudar. Afinal, é o modelo que contorna o seu plano, e o organiza. Não hesite em gastar tempo com ela – é muito importante se certificar que você está incluindo todos os tópicos relevantes. No mínimo, o seu plano deve incluir seções detalhando a empresa que você está formando, detalhes de sua estratégia de marketing, informações financeiras e o seu plano de crescimento/estratégia de mercado. Se você se sentir perdido, lembre-se da primeira dica e busque inspiração em outros planos já traçados!

5.      Lembre-se de manter a simplicidade!

A aparência de seu Plano de Negócios diz muito sobre a maneira que você organiza informações. Logo, mantenha a sua linguagem simples, e lembre-se de usar sempre fontes legíveis! Além disso, deixe sua personalidade transparecer ao leitor. Se você acredita de verdade naquilo que está escrevendo, sua paixão irá aparecer no produto final. A dica final é simples: As pessoas não acreditam apenas em planos, elas acreditam em você.

Se você está pensando em abrir um negócio, outro ponto a ser pensado – talvez até o mais importante – é o planejamento dos processos e da gestão. Para te ajudar nessa tarefa, te convido a conhecer o SISLoja!

O SISLoja é um sistema de gestão que permite que você tenha controle total de tudo o que realmente importa para fazer o seu negócio crescer e fazer seu negócio vender cada vez mais e melhor.

Nossas soluções permitem que você tenha números confiáveis para tomadas de decisões. Com toda certeza, um bom software de gestão irá trazer inovação, aumentará a produtividade de sua equipe, trará mais organização sobre todos os dados e números, e claro, otimizará a gestão do tempo.

Experimente grátis e sem compromisso!

Deixe uma resposta