Na atualidade, com a ascensão das redes sociais, quem tem uma lanchonete, pizzaria, sorveteria ou qualquer outro negócio, precisa ter um perfil ou página para ser encontrado. Não ter uma conta comercial para divulgar seus produtos te deixa deslocado e pode fazer seu negócio perder oportunidades em relação aos concorrentes. Hoje, tão importante quanto a boa localização do ponto físico da sua loja, é o bom posicionamento virtual. Com isso, ter presença digital ajuda a fazer com que mais pessoas te conheçam e visitem seu estabelecimento, além de que você possa manter contato também com clientes antigos.
Mas afinal, o que significa ter presença digital? A presença digital pode ser compreendida como estar colocado virtualmente e, para isso, é necessário escolher os canais que mais fazem sentido para seu negócio. Após criar o perfil profissional para sua loja, é necessário fazer o planejamento de conteúdo para alimentar as redes. É importante ter uma estratégia clara e objetivos bem definidos antes de começar a postar.
Para isso, defina seu público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que você deseja atrair. Analise quem são seus concorrentes, o que eles fazem que você também precisa fazer e, principalmente, como você pode criar um diferencial. Determine que tipo de conteúdo pretende publicar, para isso pense sobre os assuntos que podem ser abordados e no conteúdo que você gostaria de ver se fosse um consumidor. Lembre que seu perfil serve como vitrine para seu negócio.
Também é fundamental movimentar suas redes regularmente e manter consistência nas postagens para que seus seguidores saibam o que esperar. Isso ajuda a aumentar o engajamento e o alcance das publicações. Você pode criar quadros fixos, por exemplo, definindo os dias e horários por meio da análise dos momentos em que seu público está on-line e mais engaja com as publicações.
Monitorar as métricas, como os horários de maior interação, bem como outros indicadores sobre o engajamento, alcance e as impressões das postagens, é importante para analisar seu desempenho e entender o que está dando certo e no que melhorar. Use essas informações para ajustar sua estratégia e aprimorar seus resultados.
Organize o perfil de maneira que rapidamente um visitante novo consiga entender quem você é, onde está localizado, o que vende e como comprar. Uma dica para iniciar, é uma postagem contando a história da sua empresa ou mesmo curiosidades sobre os principais pratos servidos. Use suas redes para divulgar o que você faz e despertar interesse e desejo! Poste fotos do seu estabelecimento, mostre como é o ambiente para quem quiser consumir no local e ofereça outras opções de consumo por meio do delivery.
Para aumentar seu alcance, utilize hashtags, mas atenção: é necessário que elas sejam definidas de forma inteligente! Escolha as que estão de acordo com o conteúdo da publicação e com o perfil do seu negócio, usando palavras-chave relevantes. Outro ponto fundamental para prestar atenção é nas peculiaridades e preferências do público que cada plataforma de mídia social tem. Adapte o conteúdo em cada canal para que ele seja mais eficaz. Por exemplo: o Instagram é uma plataforma visual, então as imagens por lá são mais importantes do que no Twitter.
Se você tem uma empresa no setor de Food Service, um cardápio on-line é um bom recurso para ajudar na presença digital do seu estabelecimento, oferecendo vantagens como a fácil atualização, personalização e exibição dos produtos vendidos para que as pessoas interessadas possam acessar e conhecer mais sobre a loja. O cardápio digital pode ser facilmente divulgado por meio de um link ou mesmo QR Code em seu perfil do Instagram ou página do Facebook, por exemplo. Além disso, é possível enviar diretamente para os clientes no WhatsApp e automatizar o processo de recebimento dos pedidos. Tenha em mente que muitos consumidores têm comportamentos de compra digitais. Dessa forma, com um menu virtual você garante seu negócio atualizado e possibilita que pessoas com esse perfil façam pedidos, sem perder oportunidades e clientes.
Lembre-se que ter presença digital é um trabalho contínuo, por isso, mantenha seu perfil ativo! Responda comentários, poste com frequência, crie enquetes e use os recursos digitais para atrair mais clientes e criar um relacionamento com eles, visto que as redes sociais são uma via de mão dupla e é interessante que você interaja com os seguidores. As redes sociais são ferramentas poderosas para a sua empresa, mas é importante usá-las de forma estratégica e eficiente para obter reconhecimento e resultado. Boa sorte!