Atender com qualidade é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, pois influencia na reputação do estabelecimento e na construção da sua base de clientes. Para isso, os restaurantes; hamburguerias; pizzarias; sorveterias ou qualquer outro segmento, devem ter como foco a experiência positiva do consumidor que está diretamente ligada à forma como ele é recebido e tratado. Pensando nisso, separamos 10 dicas para te ajudar a prestar um atendimento de excelência:
1) Não deixe o cliente esperando
Seja para o consumo no local ou para delivery, não há nada pior do que precisar esperar por muito tempo para conseguir pedir o que deseja. Para evitar esse problema, deixe seu cardápio acessível e ofereça formas fáceis para que o cliente consiga chamar um atendente.
Um cardápio digital por QR Code nas mesas é uma boa alternativa para otimizar esse processo. Por ele, o cliente pode acessar o cardápio assim que chegar na loja e começar a decidir o que vai consumir, sem precisar esperar para ser atendido.
Para o delivery é igualmente importante atender os clientes com rapidez, estando sempre atento aos pedidos que chegam pelos apps e pelo WhatsApp. Uma forma de facilitar o trabalho é automatizar as mensagens no WhatsApp e, assim, o cliente será atendido imediatamente ao chamar.
2) Autonomia para fazer um pedido
Um cardápio virtual também pode melhorar a experiência do cliente uma vez que, ao receber rapidamente o cardápio da loja, terá a possibilidade de montar e enviar seu pedido. Isso vale para os pedidos de mesa ou para entrega. Independentemente da origem da venda, tornar o processo mais prático contribui com um bom atendimento.
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3) Forneça todas as informações que o cliente precisa saber
Assim como o fácil acesso ao cardápio, torne fácil o acesso às informações relevantes como formas de pagamento aceitas na loja, os horários de funcionamento e como fazer um pedido. Ajude seus clientes esclarecendo suas dúvidas da forma mais clara e objetiva possível. Para as entregas também é importante informar sobre o tempo estimado e as taxas.
4) Cordialidade
Cumprimentar os clientes, tratá-los com educação e ter paciência para auxiliar no que for necessário é crucial para um atendimento com qualidade, fazendo com que o cliente fique confortável e sinta-se bem-vindo.
5) Evite ao máximo a frustração do cliente
Uma das maiores frustrações que o consumidor pode ter é pedir um item que está sem disponibilidade. Para evitar que isso aconteça, mantenha seu cardápio atualizado pausando a exibição dos produtos que não podem ser servidos no momento. Um cardápio virtual torna esse processo mais fácil, permitindo fazer as alterações necessárias em poucos cliques.
Além disso, deixe detalhado no cardápio os ingredientes, as quantidades ou peso/tamanho do item e imagens dos produtos para que o cliente possa fazer seu pedido sabendo o que vai receber.
6) Organize os pedidos recebidos
Quanto melhor a organização, mais fácil será a gestão dos pedidos mandando para o preparo. Ao automatizar esse processo com um sistema para a gestão, é possível controlar com mais praticidade a ordem de chegada e os detalhes dos pedidos, ganhando agilidade e evitando erros nas entregas, seja nas mesas ou para delivery.
7) A qualidade no preparo também faz parte do atendimento
Preze pela qualidade no preparo dos pratos pensando na satisfação do cliente ao entregar o seu melhor. Além disso, a atenção em todos os detalhes, como a escolha de um adicional ou a solicitação para retirar um ingrediente, é essencial para evitar erros.
8) Treine sua equipe para manter o padrão de qualidade
Para que tudo funcione bem, a contribuição de cada um da equipe é fundamental, mas para que o padrão de qualidade nos atendimentos seja mantido é necessário que todos estejam alinhados sobre o que precisa ser feito e como fazer. Isso evita desentendimentos e torna o trabalho mais eficiente.
9) Atenção para a imagem que sua loja está passando
Dê atenção para a organização e higiene do local, deixando o ambiente agradável para receber seus clientes. Nos pedidos para entrega, dê atenção às embalagens que precisam estar bem fechadas para passar segurança ao consumidor. Personalizar as embalagens também pode favorecer a impressão positiva que o cliente terá, é um detalhe que agrega valor para o seu delivery.
10) Peça feedbacks
Crie meios para que os clientes relatem como foi a experiência que tiveram ao consumir na sua loja. Uma pesquisa de satisfação é uma excelente forma de coletar avaliações sobre a qualidade do produto ou o tempo de espera, por exemplo.
Faça perguntas estratégicas para entender a percepção dos clientes e, a partir disso, conseguir fazer ajustes internos para que o atendimento seja cada vez melhor.
Com essas dicas você pode analisar o que já tem sido feito no seu negócio e quais ações ainda podem implementar para oferecer um atendimento de excelência, visto que esse é um fator determinante para a imagem que o cliente vai ter, ainda mais se for a primeira vez que ele está consumindo. Lembre-se que quanto maior o foco na satisfação dos seus clientes, mais chances de que eles retornem!