Hoje, entraremos em um assunto muito polêmico: Nunca mais faça promoções! Mas claro, NUNCA MAIS FAÇA PROMOÇÕES SE VOCÊ QUISER AFUNDAR A SUA EMPRESA.
Toda empresa vive de ações de levam o cliente a uma maior facilidade e oportunidade de compra, então sim, é preciso fazer promoções. Mas não basta apenas abaixar os preços, é preciso fazer promoções estratégicas! Se você quer aprender a criar promoções estratégicas que realmente trazem retorno a empresa, confira agora mesmo o vídeo abaixo!
O primeiro passo para criar promoções é definir os objetivos!
Como já dissemos, não faz sentido apenas abaixar os preços e querer vender. Antes de tudo, é preciso saber qual é o real motivo para você fazer promoções! Mas afinal, quais devem ser os objetivos de uma promoção? Listamos alguns deles para você:
- Baixar estoque
- Aumentar o faturamento
- Fortalecimento da marca
- Atualizar um banco de dados
- Pesquisa com clientes
Confira detalhadamente a usabilidade de cada um desses objetivos em nosso vídeo (2:45).
Toda promoção precisa ter uma estratégia!
Se você quer uma promoção de sucesso, que realmente dê resultado e que seja benéfica para a empresa, ela precisa ser bem planejada. Portanto, além de definir um objetivo, é preciso traçar uma estratégia para saber o que vai acontecer e o resultado que pode ou não ser colhido. Listamos algumas estratégias que podem ser usadas:
- Preço
- Sorteio
- Pague 2 e leve 3
- Brindes
- Cupom de desconto
- Amostra grátis
- Eventos
- Etc…
Se você quer entender melhor cada uma dessas estratégias, confira em nosso vídeo (6:57).
É preciso analisar
Como nem sempre podemos contar com a sorte, é preciso analisar alguns pontos importantes como investimento, projeção de ganho e lucro.
INVESTIMENTO: Quanto será investido nessa promoção? Lembre-se, baixar o custo dos produtos é investir um pouco do lucro para fazer a promoção funcionar. Além disso, é preciso investimento (de tempo ou dinheiro) para divulgar a promoção.
PROJEÇÃO DE GANHO: Quanto você pretende faturar ou que você pretende ganhar em troca dessa promoção?
LUCRO: Depois de analisar os investimentos e a projeção de ganho, é preciso analisar o quanto você vai lucrar com essa ação.
ATENÇÃO!
Depois de definir os objetivos, planejar as estratégias e analisar os pontos mais importantes, é preciso ter uma certa atenção com os pontos a seguir:
FÁCIL: Seus clientes precisam entender de forma fácil o que essa promoção está oferecendo.
VALIDADE: A partir do momento que você fez uma promoção e ela não tem um prazo para terminar, ela deixa de ser uma promoção e se torna uma condição da empresa.
MARKETING: Defina estratégias de divulgação para que sua promoção chegue até seu público.
ROI- Retorno sobre o Investimento
Depois da promoção, é preciso analisar o ROI (Retorno sobre o Investimento).
Nesse momento, analise todo o investimento de tempo e dinheiro usado no planejamento e execução da promoção. Essa promoção trouxe um bom retorno? Vale lembrar, que dependendo do objetivo definido, como por exemplo atrair clientes, o lucro pode ser zero, mas em contrapartida você ganhou clientes novos e fortaleceu a marca.
Dicas que valem ouro
Se você quer algumas dicas extras sobre como fazer promoções estratégicas que realmente valerão ouro para sua empresa, não deixe de conferir nosso vídeo (16:12).
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