Aumentar o volume de vendas é o desejo de todo dono de bar ou restaurante, mas, para manter a rotina e a operação do dia a dia de forma organizada é preciso definir alguns processos, incluindo, por exemplo, um fluxo para organizar os pedidos recebidos.
Quer vender mais e manter a excelência? Esteja preparado para o desafio!
Imagine o salão cheio e o seu delivery recebendo seguidamente novos pedidos. Isso é ótimo, não é mesmo? Porém, manter o nível de excelência no atendimento e fazer as entregas no tempo certo é quase sempre um desafio.
Se você deseja vendar mais e manter a excelência, é preciso estar preparado: os consumidores andam cada vez mais exigentes, onde atrasos nas entregas podem ocasionar cancelamentos de pedidos e perdas de clientes para concorrentes.
Sabemos que nem sempre é possível controlar os fatores externos que afetam o tempo de entrega no delivery, como o trânsito e a distância, por exemplo. Apesar disso, é preciso encontrar formas para evitar que seus clientes fiquem esperando, e definir alguns processos internos em sua loja pode ajudar (e muito!).
Se você deseja organizar os pedidos do seu bar ou restaurante sem atrasar as entregas, seja no salão ou no delivery, não deixe de conferir as 7 dicas que trouxermos exclusivamente para você!
1. Organize e gerencie seus pedidos
Se você ainda usa comandos de papel e manuscritos, crie um processo e instrua o garçom e a cozinha sobre como esse novo processo funciona.
Para o salão, um simples organizador de pedidos pode ajudar a manter os pedidos em um só lugar. Atrelado a isso, certifique-se de imprimir o pedido na cozinha ou praça específica e fique atento para não deixar pedidos parados na impressora!
2. Estipule um tempo de entrega dentro do possível
Antes de falar o tempo médio de preparo para os pedidos do salão, é preciso avaliar o número de pedidos que já estão aguardando na fila, além dos pedidos recebidos no delivery!
No delivery, o tempo de entrega é dado pelo número de pedidos que estão na frente, no tempo de preparo e na distância entre o estabelecimento e destino. Ter pelo menos 1 funcionário dedicado a essa função pode fazer diferença! Sem contar, é claro, o entregador que é parte essencial do serviço que você disponibiliza aos seus clientes.
Por se tratar de um tempo médio de entrega, certamente irá ocorrer alguns minutos de adiantamento ou atraso, mas é preciso ficar alerta para não atrasar constantemente! Além disso, nunca informa um tempo curto a fim de agradar o cliente sabendo que é praticamente impossível entregar no tempo informado, pois atrasos prolongados podem gerar frustação nos clientes.
3. Defina uma sequência de preparação e entrega
Geralmente, os pedidos recebidos em restaurantes são preparados na ordem em que são recebidos. Dessa forma, de acordo com as regras usuais, o último pedido que chega só pode ser preparado após os pedidos anteriores serem entregues, respeitando assim uma fila. No entanto, isso pode variar dependendo dos itens no pedido!
O responsável pela cozinha deve avaliar os pedidos e reordená-los, se necessário. No entanto, para fazer isso de forma organizada, você também deve estabelecer padrões: sobremesas e bebidas, por exemplo, podem ser entregues com antecedência.
4. Agrupe as demandas individuais de uma mesma mesa
É preciso agrupar os pedidos individuais que foram feitos na mesma mesa com o objetivo de prepara-los e entrega-los juntos, afinal, não há nada mais deselegante do que ter uma pessoa comendo, enquanto a outra aguarda o seu prato, não acha?
Se determinado pedido demorar mais para ser preparado em comparação com os outros, o garçom deve informar o cliente no momento do pedido. Assim, já alinha a expectativa do cliente quanto ao tempo de espera.
Se você está gostando das nossas dicas sobre como organizar os pedidos do seu bar ou restaurante sem atrasar as entregas, conte pra gente nos comentários.
5. Tenha estoques organizados
Já acontecem de seu estabelecimento receber o pedido e você não puder entrega-lo por falta de ingredientes? Ou mesmo por você não conseguir localizar determinado ingrediente na dispensa?
Seja em alta ou baixa temporada é essencial ter os itens necessários no estoque. E não só isso: mantê-los organizados para facilitar a localização, manuseio e reposição.
6. Mantenha padrões na produção
Manter todos os ingredientes organizados e porcionados para preparo, bem como ter um fluxo de trabalho bem alinhado dentro da cozinha evita o desperdício de alimentos e economiza tempo.
O mesmo se aplica as embalagens e preparo para a viagem: deixe as embalagens pré-montadas, mantenha os guardanapos e saches de molho separados e não se esqueça das etiquetas e lacres de segurança.
7. Conheça o LeGarçom, uma poderosa solução desenvolvida especialmente Bares e Restaurantes
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