A Black Friday é uma das principais datas promocionais do ano, e para seu varejo ter sucesso, é preciso planejamento.
Neste ano repleto de mudanças no comportamento das pessoas, é ainda mais importante realizar boas promoções e proporcionar uma boa experiência de venda ao consumidor. Portanto, saiba como preparar seu negócio para a Black Friday no ambiente físico!
Defina os produtos “campeões de venda”
Ações promocionais como a Black Friday costumam ter os produtos que mais chamam a atenção dos clientes. Portanto, inclua os produtos “campeões de vendas” nas promoções e faça ofertas imbatíveis, mas fique atento para não comprometer o caixa do negócio.
Para aumentar a margem de lucro, sempre que possível, faça com que esses itens promocionais sejam vendidos junto com outros produtos da loja.
Planeje seu estoque para a Black Friday
Em uma data promocional curta e com um volume intenso de vendas, existem poucas chances de repor o estoque de um produto que se esgotou. É por isso que, em momentos como esse, o planejamento de estoques é fundamental para um bom desempenho de vendas.
Comprar menos que o ideal pode gerar perdas de oportunidades de faturar mais, e em contrapartida, comprar acima do necessário pode comprometer o fluxo de caixa e gerar estoques encalhados. Por isso, é importante ficar atento aos dados.
Uma das formas para planejar o estoque para a Black Friday ou qualquer outra data, é analisando o comportamento dos consumidores no ano anterior. Está aí a importância de ter todos os dados devidamente registrados e salvos em um bom sistema de gestão.
Além disso, é importante que você tenha visibilidade em tempo real de seus estoques, para assim aproveitar melhor as oportunidades de venda.
Promova a promoção
Essa data é uma das mais esperadas pelos consumidores, e para não perder vendas para os concorrentes, promova suas promoções.
Divulgue suas condições especiais, principalmente dos itens com maior desconto ou maior procura pelos clientes. A divulgação e a comunicação podem ser por meio de WhatsApp, e-mail, redes sociais e mídias tradicionais. Se as ofertas não chegarem até os clientes, as vendas não acontecem!
Além disso, invista em uma comunicação visual específica para a data e mostre para os clientes que sua loja está “vestida” para a Black Friday.
Prepare seus vendedores
Tradicionalmente, a Black Friday provoca um fluxo maior de pessoas nas lojas físicas, e mesmo com as medidas de segurança implementadas devido ao Covid-19, é seguro dizer que o fluxo de pessoas será maior do que tem sido atualmente.
Por esse motivo, treine sua equipe de vendas para prestar um bom atendimento: É preciso ser consultivo e assertivo de acordo com as necessidades do cliente!
Também é valido negociar uma comissão baseada em uma meta atingível e realista, pois assim os vendedores se sentem mais motivados a prestar um excelente atendimento e a alcançar as metas estipuladas.
Lembre-se: a concorrência é grande. Os consumidores podem comparar seu preço com o do concorrente, e seu vendedor precisa ter argumentos para fechar a venda (oferecer benefícios extras, retirar o produto na hora, dar descontos adicionais, entre outros).
Reorganize a loja
Acima de tudo, os clientes irão buscar praticidade na hora de explorar o mix de produtos de sua loja. Portanto, dê destaque aos seus produtos “campeões de venda”: Revise a loja e retire das prateleiras itens de pouco giro, pois este é o momento de apresentar para o cliente aquilo que tem maior saída.
Fique de olho nas métricas
Em períodos mais movimentados e com maior número de vendas, é preciso ficar atento as principais métricas da operação. Isso é fundamental para saber o que está funcionando bem e onde é preciso melhorar, e a partir daí, agir com rapidez.
A partir de alguns indicadores, é possível entender se a sua Black Friday está indo no caminho certo: Fique de olho no tíquete médio (esse indicador varia muito de acordo com a categoria de produtos com a qual você trabalha) e no desconto médio (é preciso oferecer bons descontos para chamar a atenção do cliente na Black Friday, mas descontos excessivos podem gerar vendas com prejuízo).
Com nosso sistema de gestão, você consegue visualizar de maneira fácil quais são os produtos “campeões de vendas” de seu negócio, tem acesso a todos os dados de um determinado período para entender melhor o comportamento dos clientes e planejar um estoque assertivo, tem visibilidade em tempo real de seus estoques, tem acesso a todas as métricas, tem as ferramentas necessárias para o gerenciamento de promoções e comissões, e muito mais.
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