A alimentação vegetariana vem ganhando mais adeptos, seja por questões éticas, ambientais ou ainda por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Com esse crescimento, a procura por estabelecimentos com um cardápio variado também aumenta. Sendo assim, os donos de restaurantes; lanchonetes; pizzarias, precisam estar atentos para atualizar o cardápio e incluir opções vegetarianas. É possível criar novos pratos ou mesmo adaptações, explorando os ingredientes para recheios, sobremesas, lanches, sem a utilização de carne ou produtos de origem animal. Para isso, procure usar vegetais, verduras, legumes, frutas e proteínas vegetais.
É importante saber que existem algumas classificações de acordo com o que é consumido. No vegetarianismo estrito, por exemplo, são excluídas da dieta todas as carnes e produtos de origem animal, já no ovolactovegetarianismo a alimentação pode incluir ovos, leite e laticínios; no lactovegetarianismo, leite e laticínios; e no ovovegetarianismo, ovos. No veganismo, para além da origem dos alimentos, também não são consumidos produtos testados em animais.
Uma dica para não correr o risco de deixar dúvidas para os clientes é fazer um cardápio detalhado, informando todos os ingredientes. Dessa forma, cada pessoa pode verificar o que compõe o prato e decidir pela melhor alternativa de consumo. Outra possibilidade é que o cliente monte seu pedido e, para isso, o estabelecimento fornece algumas opções para escolha conforme as preferências. A utilização de um cardápio digital permite essa interação e organiza melhor a disposição dos produtos.
Criar uma categoria especialmente para os pratos vegetarianos é uma ótima forma de evidenciar a diferenciação e organizar os itens para que eles sejam facilmente identificados. Isso pode chamar atenção inclusive de clientes que, mesmo não sendo adeptos ao vegetarianismo, têm curiosidade de experimentar essas variações, como a do carro-chefe da loja na versão sem carne. Por exemplo, um lanche tradicional com a opção de hambúrguer vegetal.
Use da criatividade para recriar pratos típicos ou aposte nas receitas vegetarianas mais populares como berinjelas ao forno, brócolis gratinados, shimeji, massas, aperitivos como dadinhos de tapioca ou anéis de cebola e sobremesas com frutas. São inúmeras possibilidades para diversificar o menu.
As opções vegetarianas são importantes para deixar seu cardápio mais completo mostrando atenção às preferências dos clientes, visando sua satisfação. Além disso, é possível atender ao nicho agradando e atraindo mais clientes e estando um passo à frente dos concorrentes que ainda não reformularam os cardápios, isso te dá vantagem competitiva, aumentando as vendas.