Qual foi seu lucro no último mês? Seu faturamento aumentou? Essas são duas perguntas que todo gestor de um negócio deve saber responder! Isso porque todos têm como objetivo o crescimento do estabelecimento e desejam melhorar seus resultados.
O lucro e faturamento são indicadores importantes para acompanhar o desempenho da empresa, mas a análise pode ser ainda mais completa e eficiente. Ter um relatório com os indicadores do período te ajuda a identificar onde estão os erros, bem como estabelecer metas e tomar decisões.
Independentemente do segmento do negócio, seja ele um restaurante; uma lanchonete ou pizzaria, por exemplo, existem indicadores essenciais que devem ser acompanhados. Para começar, é necessário saber com exatidão a quantidade de pedidos recebidos, pois através desse controle será possível calcular o faturamento total e o ticket médio, que se refere ao valor médio que os clientes costumam gastar por compra. Com isso, é possível comparar diferentes períodos e entender se a loja teve mais vendas ou se é necessário rever a estratégia comercial para aumentar os ganhos.
Um cardápio digital integrado a um sistema de gestão pode facilitar o acesso a esses indicadores, uma vez que o software vai armazenando os dados ao receber e lançar pedidos no painel e, depois, basta acessar os relatórios para acompanhar o desempenho da loja.
Com um software para gestão do negócio seus indicadores estarão sempre atualizados. Basta acessar os relatórios da loja para conferir as entradas e saídas de dinheiro; os pedidos recebidos a cada dia; o faturamento do período; o total de clientes ativos e número de novos clientes, por exemplo.
Ter acesso a esses dados com facilidade permite que a análise dos indicadores seja feita com frequência para acompanhar periodicamente as métricas e, com base nos números, é possível pensar em ações.
Uma vez que a maioria dos estabelecimentos no setor de Food Service atendem seus clientes também por delivery, é interessante saber quantos pedidos foram recebidos para consumo no local ou para entregas, porque isso permite criar estratégias para impulsionar o delivery e aumentar a receita do negócio, medindo o impacto das ações que estão sendo realizadas.
No mesmo sentido, é pertinente saber em quais canais o desempenho foi melhor, ou seja, a origem das vendas. Se a loja recebe pedidos no balcão e também por um cardápio digital e/ou por apps de delivery, saber quantas vendas foram realizadas em cada meio permite identificar o quanto eles têm contribuído para o faturamento e se estão sendo bons recursos ou não.
Além disso, se você tem acesso ao número de clientes inativos do período, é possível entrar em contato com eles para divulgar promoções ou novidades no cardápio, chamando a atenção para que eles voltem a consumir seus produtos.
Para guiar a tomada de decisão e definir quais itens colocar em promoção, um relatório dos produtos é fundamental, pois vai permitir analisar quais produtos são menos vendidos e podem ser impulsionados com uma oferta ou substituídos para atualizar seu cardápio.
Além dos relatórios de vendas, dados sobre a experiência dos clientes também devem fazer parte da análise do desempenho da loja. Uma excelente maneira de coletar essas informações é realizando uma pesquisa de satisfação para que os clientes avaliem a qualidade do produto; a qualidade do atendimento ou o tempo de entrega, por exemplo.
Portanto, de todos os processos da loja podem ser extraídos indicadores, seja na produção, analisando o tempo de preparo para saber se precisa ser reduzido; nos atendimentos, para entender se os clientes estão satisfeitos; nas vendas, mensurando o lucro, os produtos com mais saída, os canais com melhor resultado; e no pós-vendas, identificando como foi a experiência dos consumidores.
Levantar esses dados vai permitir visualizar o que deve ser aprimorado e implementar melhorias no seu restaurante, bem como acompanhar o efeito delas. Dessa forma, é possível medir a performance da loja e tornar a gestão mais precisa.