Ter uma boa gestão no caixa é imprescindível para pequenas, médias e grandes empresas, afinal, pouco dinheiro em caixa pode levar o negócio a falência. Confira 6 dicas simples, porém poderosas, para que você consiga evitar pouco dinheiro no caixa de sua loja!
1. Saiba precificar seus produtos
Para precificar seus produtos de forma assertiva, é preciso formular sua margem em cima de vários conceitos técnicos. Nesse sentido, é preciso ficar atento ao valor do imposto que será pago sobre o negócio, ao valor de reinvestimento em novas mercadorias, e claro, ao valor de sua margem de lucro.
Mas é preciso ficar atento! Além de levar em conta todos os conceitos técnicos mencionados acima, o preço final de seus produtos deve ser competitivo perante o mercado, portanto, fazer pesquisas de mercado é o ideal.
2. Tenha um bom controle sobre suas receitas e despesas
É preciso ter um bom controle sobre suas receitas e despesas, e ficar sempre atento a tudo que entra e sai de seu caixa.
Com isso, é possível ter uma visão melhor sobre a real situação financeira de seu empreendimento. Assim, você saberá se a empresa está realmente dando os lucros desejados ou se está te dando prejuízos, e a partir daí, você poderá fazer as mudanças necessárias a fim de reduzir os custos e aumentar os lucros.
Uma maneira eficiente de controlar todas as entradas e saídas do caixa é tendo um software de gestão.
3. Tenha metas definidas
Responda com sinceridade: Quais as metas implementadas hoje em seu negócio?
Saiba que ter metas definidas e implementadas é muito importante, pois ficamos mais focados e motivados em alcança-las.
Vale ressaltar que de nada adianta ter metas impossíveis de serem alcançadas! Portanto, é preciso traçar uma meta realista e palpável, e toda sua equipe deve estar ciente sobre elas. Somente assim todos ficarão engajados e focados para alcançar o mesmo objetivo.
4. Não compre mais que o necessário!
Sem dúvida, essa é uma das dicas mais valiosas que separamos para você: Para evitar pouco dinheiro em caixa, não compre mais que o necessário para produzir e vender. Em outras palavras, tenha um estoque “enxuto”!
Essa dica é ainda mais importante para negócios que estão começando, pois o fluxo de caixa de tais negócios ainda não permite gastos altos.
Ademais, um estoque grande pode ficar encalhado e nunca gerar receita, o que pode impactar no crescimento da empresa.
5. Não use o dinheiro da empresa com gastos pessoais
Nunca use o dinheiro de sua empresa com seus gastos pessoais! É preciso ter um bom controle sobre os lucros de sua empresa, e saber separar seu salário de seu lucro é fundamental.
Do contrário, você pode acabar usando um dinheiro que serviria para pagamentos de contas do negócio, ou que faria investimentos para o crescimento de seu empreendimento. Isso pode te levar ao fracasso!
Portanto, nunca use o dinheiro de seu negócio para pagar contas particulares, como boletos de luz, água ou aluguel. Uma grande dica é você criar uma conta para sua pessoa física e outra conta para sua pessoa jurídica, e fazer depósitos ou transferências com o valor referente ao salário que você estipulou.
6. Tenha um software de gestão eficiente
Um software de gestão eficiente pode alavancar suas vendas e fazer seu negócio crescer cada vez mais. Com ele, você consegue gerenciar seu estoque, saber quais são os produtos preferidos pelos clientes, ver em tempo real o fluxo de caixa, poupar tempo e dinheiro, evitar pouco dinheiro no caixa, e muito mais! Conheça as soluções da WLS, e faça seu negócio crescer e vender cada vez mais.
Experimente grátis! Clique aqui.