O quanto você tem prestado atenção no que seus clientes dizem? Esse é o primeiro ponto para identificar as necessidades e sugestões de quem consome na sua loja e, assim, começar o trabalho de construir sua base de clientes fiéis. A experiência do consumidor deve ser o centro da estratégia quando o objetivo é a fidelização, com foco em que ela seja a melhor possível.
Portanto, preze pela satisfação do consumidor, entendendo que ela tem início no atendimento. Se o seu negócio é voltado para o Food Service, ou seja, um restaurante; hamburgueria; pizzaria; doceria; entre outros, é provável que quem entra em contato com sua loja já esteja com fome não desejando esperar muito tempo para fazer e receber o pedido. Além disso, o consumidor tem expectativa em relação ao produto que escolheu, esperando que tenha qualidade, seja bem preparado e a entrega não exceda o tempo informado, por exemplo.
E por que pensar nisso é tão importante? Porque visar a satisfação do consumidor aumenta a probabilidade de que ele volte. Cliente bem atendido tende a retornar e a recorrência na compra te ajuda a garantir receita. Para mais, estratégias de fidelização geralmente são mais baratas do que as de captação de novos clientes. Outro ponto é que consumidores contentes tornam-se promotores da loja, divulgando gratuitamente ao indicar para outros potenciais clientes, fazendo o famoso “Marketing boca a boca”. Com isso, é possível aumentar a lucratividade do negócio.
Tendo em vista que para fidelizar clientes é preciso atender bem e entender as necessidades do seu público, é importante saber como colocar em prática. Uma das formas mais fáceis de compreender a imagem que o cliente tem sobre sua loja é coletando feedbacks, isto é, perguntar o que você deseja saber. É possível que isso seja realizado por meio de uma pesquisa de satisfação em que o cliente pode avaliar e relatar como foi sua experiência.
Coletar essas avaliações permite que você enxergue o que precisa ser aprimorado no seu negócio e elabore um plano de ação. Também é essencial analisar os indicadores de desempenho da sua loja para monitorar se essas ações têm dado resultado. Dessa forma, ao longo do tempo você aperfeiçoa sua gestão e um sistema digital de cardápio que integre essas funcionalidades de avaliação e relatórios pode te auxiliar a ter esses dados com mais facilidade.
Um sistema para cardápio digital pode te ajudar ainda a criar um programa de fidelidade oferecendo benefícios como cupons de desconto para clientes que completarem um determinado número de pedidos, incentivando que esse cliente retorne. Mais uma vantagem é ter acesso a um banco de dados com os cadastros de quem já consumiu na sua loja, isso porque conhecer seu cliente e desenvolver um relacionamento com ele é fundamental na estratégia de retenção para o negócio. Com isso, é possível não apenas premiar clientes frequentes, como também entrar em contato com consumidores que estão inativos divulgando uma novidade no cardápio, por exemplo.
Seu cardápio é sua vitrine. Logo, é preciso que esteja sempre atualizado, chamativo e detalhado. Em conjunto a um sistema para delivery, em que seja fácil fazer um pedido, suas possibilidades de vender aumentam e o caminho do cliente da escolha do produto até a compra é facilitado. Lembrando: quanto mais fácil e mais positiva for a experiência do cliente, maior a chance de que ele retorne!
Podemos concluir que, para fidelizar clientes, é essencial colocá-los no centro das ações da sua loja. Como visto, a satisfação do cliente deve ser o objetivo principal, para que a recompra seja uma consequência positiva, ajudando seu restaurante a vender mais e se manter atrativo e rentável. Portanto, invista em ações que fortaleçam esse relacionamento e não se esqueça de ouvir constantemente os feedbacks, visando expandir sua base de clientes ao longo do tempo.