Para cada empresa, independente do ramo de atuação, existem informações importantes para se obter decisões estratégias de marketing. Ter um bom controle do seu estoque potencializa os ganhos, e aqui entra a importância da curva ABC. Ela é uma ferramenta que permite identificar os itens que possuem maior importância e maior valor dentro do seu estoque. Para assim, classificá-los de acordo com essa relevância.
Resumidamente, a curva ABC faz um ranqueamento de seus produtos mostrando qual deles traz maior retorno para sua empresa.
Os que trazem maior retorno são classificados como produtos da curva A, os de médio valor e retorno ficam classificados na curva B, e a maior parte dos itens que trazem um retorno baixo para sua empresa, será classificada na curva C.
Como é o ranqueamento ABC?
Produtos da Curva A
São os produtos de maior importância para sua empresa. É utilizada a fórmula 80-20 para fazer a selecção desses itens, que consiste em seleccionar 20% do total de produtos que juntos correspondem a 80% do total das suas vendas. São esses itens que toda organização precisa dar maior atenção na gestão de estoque. Visto que correspondem a uma porcentagem elevada do total de vendas.
Um exemplo prático:
Em uma loja que possui 1.000 produtos ativos cadastrados e vende R$ 50.000,00 mensalmente, 20% deles, ou seja, 200 produtos correspondem a 80% da venda total, resultando em R$ 40.000,00. São poucos itens que geram a grande parte da receita.
Produtos da Curva B
São os produtos de importância média dentro da sua empresa. Essa curva é preenchida com 30% dos itens, que juntos equivalem a 15% do total do seu faturamento.
Na mesma loja de 1.000 produtos que vende R$ 50.000,00 mensais, os itens da curva B serão 300, e eles representam uma venda mensal de R$ 7.500,00. Bem abaixo do valor da curva A não é mesmo?
Produtos da Curva C
São os produtos de menos “importância” para sua empresa. Para compor a curva C são selecionados os 50% do total dos itens que juntos vão equivaler a apenas 5% do faturamento total.
Na mesma empresa usada como exemplo aqui, 500 produtos fariam parte da curva C e eles somariam apenas R$ 2.500,00 em vendas mensais.
Como a curva ABC auxilia no controle de estoque da minha empresa?
A partir da categorização dos produtos de acordo com a demanda e relevância no mercado, o seu controle de estoque fica mais direcionado. Dando prioridade aos produtos que apresentam um maior volume de vendas e de faturamento gerado.
Com a curva ABC, é possível evitar gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos em um primeiro momento. O que pode representar uma certa demora para recuperar o capital investido.
Ao se verificar os produtos que não possuem uma demanda tão grande, a curva ABC de produtos possibilita a identificação dos produtos que devem ser colocados em promoções para aumentar as suas vendas e evitar excesso de estoque.
A curva ABC indica que os produtos A possuem uma maior demanda e sendo assim, as suas reposições a cada saída devem ser planejadas rapidamente.
Estratégia Sugerida:
Fornecedores: Itens C – Restringir para menos de 3 fornecedores e barganhar preço com aumento do lote de compra.
Itens A e B estudar estratégia de parceria e relacionamento a longo prazo com fornecedores. Restringir o número de fornecedores para no máximo 2 com garantia de volume mensal; estabelecer em contrato metas agressivas de nível de serviço de entrega por parte dos mesmos, além de dividir os possíveis ganhos na cadeia (cultura do ganha-ganha).
Estoque: Itens C – Trabalhar com um estoque de segurança mais elevado, negociando lotes maiores de compra no intuito de reduzir preço. Não correr risco com itens que impactam pouco o capital empregado e são de altíssima frequência como as peças (c), (n) e (c1). Calcular o trade-off entre capital empregado com aumento do estoque x ganho na redução de preço x risco de não atender o seu cliente por falta deste estoque.
Itens A e B – Reduzir o estoque de segurança para o mínimo possível, se eventualmente tiver sucesso com a estratégia de parceria com os fornecedores (no máximo 2) e os mesmos apresentarem resultados sustentáveis nas entregas acordadas. Neste caso você precisa ser a prioridade do fornecedor, aconteça o que acontecer.
Quais são os benefícios
Analise da Curva ABC pode trazer alguns beneficios para o seu sistema de estoque, esta técnica pode ser aplicadas em diversas outras áreas, como:
• Análise de gastos;
• Classificação de clientes que mais compram;
• Avaliação de desempenho e rendimento de colaboradores;
• Melhorias no processo de compras;
• Análise para melhorar os processos internos da empresa.
São diversas possibilidade de grande importância para a gestão de todos os processos do seu negócio. Quando bem aplicada e acompanhada, a técnica traz dados relevantes e resultados quase imediatos e, esses resultados podem ser decisivos para o sucesso das suas vendas e, consequentemente, da sua empresa.
Existe sistema de gestão que possibilita este relatório completo?
SIM! Existe muitos sistemas na internet que falam de gestão mas poucos tem funções que fazem a diferença no seu dia-a-dia. Praticamente poucos auxiliam o usuário simplesmente abandonando o cliente no pós venda. Na WLS Soluções nossos softwares funcionam de forma prática, automatizada, especialista e simplificada, facilitando sua gestão. Invista seu tempo para analisar o que realmente importa: seus resultados.
Ficou com alguma dúvida sobre o que é a Curva ABC? Deixe sua pergunta por e-mail, será um prazer respondê-lo!