Quem são as pessoas que consomem na sua loja atualmente? O que você tem feito pensando em atrair mais consumidores? Para manter o crescimento e vender mais, conquistar novos clientes deve ser uma das metas e fazer parte do planejamento. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar!
A primeira dica é identificar o público-alvo e deve ser também o seu primeiro passo. É necessário questionar qual é o perfil ideal de clientes para o seu negócio, seja ele um restaurante; pizzaria; lanchonete; sorveteria ou bar. Entender onde estão seus potenciais clientes, quais são suas preferências e qual é o perfil de compra deste grupo te ajuda a direcionar sua estratégia.
A segunda dica, e uma das mais importantes, é entender se nas condições atuais sua loja tem capacidade de atender a um volume maior de clientes e, ainda assim, manter um padrão de qualidade elevado. Isso porque não basta conquistar novos clientes, é preciso garantir sua fidelização e, para isso, é crucial colocar como questão central a experiência dos clientes, visando sua satisfação.
Com isso, chegamos à nossa terceira dica. Mantenha o padrão de qualidade da sua loja e preste um atendimento de excelência. A qualidade do produto vendido, bem como o atendimento realizado, faz parte da experiência do consumidor como fatores determinantes para que ela seja agradável e aumente as chances de que o cliente lembre da sua loja e retorne!
A quarta dica está relacionada à anterior e diz respeito ao treinamento da equipe. O time precisa estar preparado para ouvir com atenção e atender às necessidades dos clientes. Isso inclui como será feita a comunicação com o público e o preparo para lidar com problemas que podem acontecer no dia a dia.
Uma vez que todos esses pontos internos estiverem devidamente alinhados, é hora de ampliar a divulgação e fazer com que as pessoas te conheçam! Dessa forma, a quinta dica engloba o investimento na presença digital do seu negócio. Esteja nas redes sociais e estabeleça um relacionamento com seus clientes. Um grande aliado pode ser o investimento em Marketing Digital, criando campanhas ou mesmo impulsionando publicações nas mídias sociais para alcançar mais pessoas dentro do seu público.
A sexta dica é criar mais de um canal de vendas. Com isso você posiciona sua loja em outros locais, como no ambiente virtual. Um site exclusivo do seu negócio, por onde possa receber pedidos, facilita para que mais pessoas consumam seus produtos por meio de um sistema de delivery, por exemplo.
Nesse sentido, um cardápio digital além de ajudar a automatizar o recebimento de pedidos e otimizar sua gestão, colabora para a melhora dos atendimentos uma vez que torna o processo mais rápido para que nenhum cliente precise ficar por muito tempo esperando para pedir pelo WhatsApp. Da mesma forma, pedidos de balcão no seu ponto físico podem ser facilitados. Receber todos os pedidos em um único sistema traz praticidade para a gestão e evita erros no preparo e entrega.
A sétima dica, também possibilitada com um sistema digital, é oferecer cupons de desconto para seus clientes ou criar promoções especiais para o dia. Usada da forma correta, desde que não comprometa as margens de lucro do negócio, essa pode ser uma ótima estratégia para atrair novos consumidores. Você pode até mesmo oferecer descontos exclusivos para a primeira compra.
A oitava e última dica é igualmente importante. A hora do pagamento precisa ser facilitada. Para concluir as vendas e ganhar, de fato, mais clientes, é necessário que as formas de pagamento aceitas na sua loja sejam diversificadas, incluindo pagamentos on-line. Modernizar seu negócio com um sistema para recebimento de pedidos que ofereça alternativas de pagamento, colabora para que o cliente tenha comodidade e finalize a compra.
Por fim, o que define como cada dica será colocada em prática são as particularidades do seu estabelecimento como sua capacidade de atendimento; quais são seus produtos; se você trabalha apenas com delivery ou se tem um ponto físico para consumo; o orçamento disponível para investir na divulgação; entre outros pontos específicos da sua loja. Assim, esperamos que essas dicas te auxiliem como um guia para a elaboração da sua estratégia de aquisição de novos clientes!