Atualmente, estabelecimentos do ramo de Food Service que não trabalham com delivery estão em desvantagem em comparação com estabelecimentos que realizam esse serviço. No cenário atual, com a facilidade que os cardápios digitais trazem para que os consumidores façam seus pedidos em poucos minutos, o delivery é uma oportunidade de conquistar novos clientes e de expandir as vendas.
Contudo, é preciso mais do que dar a alternativa de pedidos por delivery para os clientes, ainda mais em um mercado com tantas opções disponíveis, que torna a concorrência acirrada. Assim, é fundamental que você deixe a sua marca registrada para ser lembrado e, para tanto, um dos principais fatores que farão com que você se destaque é a qualidade oferecida, tanto no sabor, quanto nos atendimentos. Por isso, existem algumas formas de melhorar a qualidade do seu delivery e se diferenciar:
FOCO NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Esse deve ser o ponto central no seu estabelecimento, independentemente do segmento em que você atua, seja um restaurante; pizzaria; hamburgueria; doceria ou outros tipos. É preciso considerar que a experiência do cliente é construída em vários momentos, desde o primeiro contato para iniciar o pedido, até a entrega do produto.
Pensando nisso, é necessário ter atenção a todos os fatores que podem interferir na satisfação dos consumidores como:
- Prestar um atendimento rápido e consultivo, isto é, responder com agilidade e fornecer todas as informações que o cliente precisar;
- Oferecer praticidade – Quanto mais difícil for fazer um pedido, menor a chance do cliente ir até o final, ou mesmo de voltar mais vezes – Pensando nisso, invista em cardápios interativos e com interface fácil de entender e utilizar;
- Garantir qualidade nos produtos – sabor, temperatura, apresentação;
- Utilizar embalagens que demonstram o cuidado que o estabelecimento teve no preparo do pedido;
- Treinar sua equipe para prezar por um atendimento atencioso.
AGILIDADE NAS ENTREGAS
Não tem nada pior do que estar com fome e ter a impressão que seu pedido não vai chegar nunca! Por isso, informe o tempo estimado de entrega e o principal: cumpra o tempo informado, evitando atrasos. Para que isso seja possível, é indispensável ter uma gestão eficiente dos pedidos, organizando os recebimentos para iniciar o preparo e enviar para entrega.
Também é fundamental ter uma logística bem planejada, para que os pedidos cheguem até os clientes conforme a qualidade esperada como estar crocante; fresco; quente ou sem derreter, por exemplo.
PROGRAMA DE FIDELIDADE
Um dos recursos que ajuda a destacar o seu delivery é o programa de fidelidade, pois com ele o cliente sabe que terá um benefício ao acumular pontos, ganhando um incentivo para manter a frequência de pedidos e para priorizar o seu negócio.
Com isso, ao mesmo tempo que é possível criar um relacionamento com os clientes e oferecer um benefício, é possível manter a recorrência nas vendas.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Outra ferramenta que te ajuda a se diferenciar é a pesquisa de satisfação, isso porque muitos estabelecimentos ainda não têm o hábito de aplicar essas pesquisas para entender como tem sido a experiência dos clientes.
A melhor forma de saber a opinião dos clientes e entender o que pode ser melhorado, é perguntando! E para isso, aplicar pesquisas de satisfação te ajuda a criar perguntas objetivas para fatores que você deseja analisar para que, através das respostas, você consiga identificar o que mudar.
NOVIDADES NO CARDÁPIO
Estar antenado às tendências como um sabor ou combinação diferente, por exemplo, será um grande diferencial para o seu delivery. Por isso, aposte em levar novidades para seus clientes. Mantenha seu cardápio sempre atualizado com novos combos, novos itens e até mesmo promoções especiais. Tudo isso vai te ajudar a chamar a atenção dos consumidores e evidenciar a qualidade do seu negócio.
O cardápio digital, além de facilitar o recebimento de pedidos e melhorar a interação com os clientes, te dá mais esse benefício: a edição rápida e fácil. Com isso, você pode criar promoções diferentes para cada dia da semana, um combo especial do dia e até mesmo ofertas como o famoso “compre 1 e leve 2” para abrir ainda mais vantagem em relação aos concorrentes.
É importante também manter a constância nessas estratégias, levando sempre uma novidade, porque isso vai te ajudar a despertar curiosidade. Seus clientes vão se habituar a consultar seu cardápio para ver a novidade do dia ou da semana e, quanto mais atrativa, melhor serão suas vendas!
DIVULGAÇÃO E PRESENÇA DIGITAL
Para que suas estratégias sejam realmente eficientes, a boa divulgação não pode faltar! É fundamental estar presente nas mídias sociais como Instagram, Facebook, TikTok, por exemplo. Por isso, se seu negócio ainda não tem um perfil comercial, é importante que você crie e se mantenha ativo para construir sua presença digital.
Ter um cardápio on-line, como o do ComprAqui, te dá uma vantagem a mais, por possibilitar divulgar seu cardápio nas redes através do seu link próprio ou do QR Code. Com isso, você poderá alcançar mais clientes.
Existem, ainda, recursos que te ajudam a divulgar suas estratégias como novidades ou promoções, para quem já é seu cliente. Um exemplo é o disparador de mensagens. Através do disparador, é possível enviar mensagens personalizadas, porém de uma vez só, facilitando bastante seu trabalho.
Manter a comunicação frequente com os consumidores, seja através das redes sociais ou do próprio WhatsApp, permite construir um relacionamento com os clientes e até mesmo recuperar clientes inativos, sendo mais uma estratégia que contribui com o seu diferencial e te ajuda a vender mais e a ser lembrado por seus clientes.
Ao colocar em prática essas estratégias, você não apenas poderá atrair novos clientes, como também poderá fidelizar os atuais, impulsionando seu delivery e viabilizando seu crescimento no longo prazo ao reforçar sua qualidade dos atendimentos até os produtos como diferencial competitivo.
A melhor parte é que o ComprAqui possibilita implementar essas dicas e melhorar a sua gestão, tornando mais prática e eficiente!
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