Como diferenciar seu delivery da concorrência

Atualmente, estabelecimentos do ramo de Food Service que não trabalham com delivery estão em desvantagem em comparação com estabelecimentos que realizam esse serviço. No cenário atual, com a facilidade que os cardápios digitais trazem para que os consumidores façam seus pedidos em poucos minutos, o delivery é uma oportunidade de conquistar novos clientes e de expandir as vendas.

Contudo, é preciso mais do que dar a alternativa de pedidos por delivery para os clientes, ainda mais em um mercado com tantas opções disponíveis, que torna a concorrência acirrada. Assim, é fundamental que você deixe a sua marca registrada para ser lembrado e, para tanto, um dos principais fatores que farão com que você se destaque é a qualidade oferecida, tanto no sabor, quanto nos atendimentos. Por isso, existem algumas formas de melhorar a qualidade do seu delivery e se diferenciar:

 

FOCO NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Esse deve ser o ponto central no seu estabelecimento, independentemente do segmento em que você atua, seja um restaurante; pizzaria; hamburgueria; doceria ou outros tipos. É preciso considerar que a experiência do cliente é construída em vários momentos, desde o primeiro contato para iniciar o pedido, até a entrega do produto.

Pensando nisso, é necessário ter atenção a todos os fatores que podem interferir na satisfação dos consumidores como:

  • Prestar um atendimento rápido e consultivo, isto é, responder com agilidade e fornecer todas as informações que o cliente precisar;
  • Oferecer praticidade – Quanto mais difícil for fazer um pedido, menor a chance do cliente ir até o final, ou mesmo de voltar mais vezes – Pensando nisso, invista em cardápios interativos e com interface fácil de entender e utilizar;
  • Garantir qualidade nos produtos – sabor, temperatura, apresentação;
  • Utilizar embalagens que demonstram o cuidado que o estabelecimento teve no preparo do pedido;
  • Treinar sua equipe para prezar por um atendimento atencioso.

 

AGILIDADE NAS ENTREGAS

Não tem nada pior do que estar com fome e ter a impressão que seu pedido não vai chegar nunca! Por isso, informe o tempo estimado de entrega e o principal: cumpra o tempo informado, evitando atrasos. Para que isso seja possível, é indispensável ter uma gestão eficiente dos pedidos, organizando os recebimentos para iniciar o preparo e enviar para entrega.

Também é fundamental ter uma logística bem planejada, para que os pedidos cheguem até os clientes conforme a qualidade esperada como estar crocante; fresco; quente ou sem derreter, por exemplo.

 

PROGRAMA DE FIDELIDADE

Um dos recursos que ajuda a destacar o seu delivery é o programa de fidelidade, pois com ele o cliente sabe que terá um benefício ao acumular pontos, ganhando um incentivo para manter a frequência de pedidos e para priorizar o seu negócio.

Com isso, ao mesmo tempo que é possível criar um relacionamento com os clientes e oferecer um benefício, é possível manter a recorrência nas vendas.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Outra ferramenta que te ajuda a se diferenciar é a pesquisa de satisfação, isso porque muitos estabelecimentos ainda não têm o hábito de aplicar essas pesquisas para entender como tem sido a experiência dos clientes.

A melhor forma de saber a opinião dos clientes e entender o que pode ser melhorado, é perguntando! E para isso, aplicar pesquisas de satisfação te ajuda a criar perguntas objetivas para fatores que você deseja analisar para que, através das respostas, você consiga identificar o que mudar.

 

NOVIDADES NO CARDÁPIO 

Estar antenado às tendências como um sabor ou combinação diferente, por exemplo, será um grande diferencial para o seu delivery. Por isso, aposte em levar novidades para seus clientes. Mantenha seu cardápio sempre atualizado com novos combos, novos itens e até mesmo promoções especiais. Tudo isso vai te ajudar a chamar a atenção dos consumidores e evidenciar a qualidade do seu negócio.

O cardápio digital, além de facilitar o recebimento de pedidos e melhorar a interação com os clientes, te dá mais esse benefício: a edição rápida e fácil. Com isso, você pode criar promoções diferentes para cada dia da semana, um combo especial do dia e até mesmo ofertas como o famoso “compre 1 e leve 2” para abrir ainda mais vantagem em relação aos concorrentes.

É importante também manter a constância nessas estratégias, levando sempre uma novidade, porque isso vai te ajudar a despertar curiosidade. Seus clientes vão se habituar a consultar seu cardápio para ver a novidade do dia ou da semana e, quanto mais atrativa, melhor serão suas vendas!

 

DIVULGAÇÃO E PRESENÇA DIGITAL 

Para que suas estratégias sejam realmente eficientes, a boa divulgação não pode faltar! É fundamental estar presente nas mídias sociais como Instagram, Facebook, TikTok, por exemplo. Por isso, se seu negócio ainda não tem um perfil comercial, é importante que você crie e se mantenha ativo para construir sua presença digital.

Ter um cardápio on-line, como o do ComprAqui, te dá uma vantagem a mais, por possibilitar divulgar seu cardápio nas redes através do seu link próprio ou do QR Code. Com isso, você poderá alcançar mais clientes.

Existem, ainda, recursos que te ajudam a divulgar suas estratégias como novidades ou promoções, para quem já é seu cliente. Um exemplo é o disparador de mensagens. Através do disparador, é possível enviar mensagens personalizadas, porém de uma vez só, facilitando bastante seu trabalho.

Manter a comunicação frequente com os consumidores, seja através das redes sociais ou do próprio WhatsApp, permite construir um relacionamento com os clientes e até mesmo recuperar clientes inativos, sendo mais uma estratégia que contribui com o seu diferencial e te ajuda a vender mais e a ser lembrado por seus clientes.

 

Ao colocar em prática essas estratégias, você não apenas poderá atrair novos clientes, como também poderá fidelizar os atuais, impulsionando seu delivery e viabilizando seu crescimento no longo prazo ao reforçar sua qualidade dos atendimentos até os produtos como diferencial competitivo.

 

A melhor parte é que o ComprAqui possibilita implementar essas dicas e melhorar a sua gestão, tornando mais prática e eficiente!

 


 


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