• Fale conosco (15) 3542-6086

SE A SUA EMPRESA FOSSE UM TIME DE FUTEBOL, QUAL TIME SERIA?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Se a sua empresa fosse um time de futebol, qual time seria? Calma, você vai entender essa analogia.

Pensar em administrar uma empresa pode se comparar com um jogo FUTEBOL? Sim, pode! Você como gestor precisa manter vários departamentos alinhados e jogando junto para que se chegue ao objetivo, no caso do futebol o GOL, já na sua empresa o LUCRO.

Mas porque estou falando sobre isso? Leia o dialogo abaixo:

Pessoa 1:

Eai, como estão as vendas?”

Pessoa 2:

“Ih, as vendas caíram muito, comercio ta fraco, tá difícil, blá blá blá…”

É muito comum você ouvir uma conversa como essa, e mais comum ainda são os argumentos, sempre os mesmos.

Dificilmente vai ouvir:

“Ah esse mês foi excelente, superei a meta, vendi bastante, meu lucro foi lá em cima.”

Mas porque isso acontece? Realmente a situação não está boa?

Bom, há algumas vertentes quando se fala sobre isso:

  1. Realmente está ruim (Para isso podemos aplicar algumas mudanças e reverter essa situação).
  2. A maioria das pessoas não vai abrir o jogo e falar que está obtendo grandes lucros e vendendo bem (o que pode ser considerado uma estratégia de negócios).
  3. As pessoas já estão tão acostumadas com essa conversa que já tem a resposta pronta, então sempre que questionadas falaram a mesma resposta, com as mesmas palavras.

Mas vamos falar sobre a primeira hipótese, vamos imaginar um cenário realmente ruim, onde não há vendas, não há fluxo de pessoas na sua empresa e tudo está indo para o pior caminho. A primeira coisa que deve ser pensada é: Se a situação não está boa, algo precisa ser mudado”, FATO. Se não tem resultado, muda-se as estratégias, aceitar isso o quanto antes fará com que a situação possa ser resolvida a tempo.

Se você aceita que mudanças precisam ser feitas, PARABÉNS, nem todos pensam assim. Mas é certo que precisamos estar abertos a novas formas de pensar, administrar, vender e etc. Tudo está em constante mudança, e a forma com que seus clientes pesquisam e comprar também muda, e cabe a nos (como empresa) entendermos que precisamos atender as novas demandas.

Certo, a mudança precisa ser feita, mas por onde começar e como descobrir onde está o “erro” (não necessariamente está tudo errado, muita das vezes são ajustes que precisam ser feitos para que as coisas comecem a melhorar)?


Como identificar o que precisa ser ajustado para melhorar meus resultados? Antes de qualquer mudança precisamos entender onde está o erro e como resolve-lo. Vamos há alguns exemplos:

Problema: “Não está vendendo”

Possibilidades:

  • Preço/Formas de pagamentos
  • Vendedores não preparados;
  • Produto não compatível com o ideal;
  • Publico;
  • Marketing.

Problema: “Minha inadimplência está muito alta”

Possibilidades:

  • Falha na analise cadastral;
  • Falta ou falha do setor de cobrança.

Problema: “Minha empresa não está dando lucro”

Possibilidades:

  • Falha na precificação do produto;
  • Compra de produtos com valores acima do ideal;
  • Compra de produtos sem rotatividade;
  • Despesas incompatíveis com o faturamento.

Conclusão

Sabemos que gerenciar uma empresa está longe de ser uma tarefa fácil, lidar com VENDAS, FORNECEDORES, CLIENTES e FINANCEIRO é um grande desafio e exige muito tempo e dedicação.

Aqui voltamos na analogia do inicio. É como um jogo de futebol, onde cada ponto citado acima é um setor do time, e para fazer o GOL (ou ser campeão) todos precisam estar jogando (funcionando) conforme a estratégia definida.

Cabe a nós gestores manter esse time no ataque, e observar atentamente esse time, para que se necessário fazer a substituição (ajuste) no momento correto.

O seu setor de vendas é o ataque da sua empresa, onde eles precisam marcar o GOL, mas para que a bola chegue ao ataque precisamos que nosso MEIO-CAMPO (Marketing) lance a bola e de a assistência para a jogada seja concretizada, certo?

Se você está com dificuldades para gerenciar seu time (sua empresa) nós podemos fazer parte da sua comissão técnica e te ajudar a preparar os setores do seu time (COMPRAS, ESTOQUE, VENDAS, FINANCEIRO), aumentar a sua visão sobre o campo e traçar estratégia que te façam um verdadeiro CAMPEÃO!

Vamos te deixar bem longe da SEGUNDA DIVISÃO!

Shopping Basket